Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão

Apresentação

A Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) é um órgão suplementar vinculado e subordinado à Reitoria da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Foi instituída pela Resolução CONSU No. 14 de 11 de outubro de 2013 para atuar como órgão deliberativo e de supervisão das atividades acadêmicas desenvolvidas através de convênios ou termos de cooperação técnica celebrados com as instituições de saúde da região.

No ano de 2013 os Professores Peterson Marco de Oliveira Andrade e Renato Guilherme Trede Filho foram responsáveis pela sua implantação. Neste mesmo ano assumiram esta Diretoria os Professores Renato Guilherme Trede Filho e Maristela Oliveira Lara.

No período entre 2015 e 2016 estiveram nesta Direção os Professores Fábio Tadeu Lourenço Guimarães e Flávio de Castro Magalhães. A partir de Janeiro de 2015 esteve atuando na Secretária da DEPE o Técnico Administrativo Danilo Fróes Silva, desenvolvendo excelente trabalho perante esta Diretoria.

É pertinente salientar que todos estes gestores trouxeram grandes contribuições à progressiva integração dos cursos da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FCBS) e da Faculdade de Medicina (FAMED) junto ao Hospital Nossa Senhora da Saúde (HNSS) e à Santa Casa de Caridade de Diamantina (SCCD) no sentido de auxiliar os Diretores destas Faculdades e os Coordenadores dos Cursos nas práticas dos estudantes através das aulas de campo e dos estágios curriculares, bem como em aproximar docentes e o pessoal técnico administrativo nos campos de prática.

Atual Gestão

Em abril de 2017, através da Portaria 1.149, foram designados os Professores Janir Alves Soares e Flávio de Castro Magalhães, como Diretor e Vice-diretor, respectivamente. A partir de dezembro de 2017, o servidor Davidson assumiu a Secretária da DEPE.

A atual gestão tem como meta a organização interna da DEPE, bem como a ampliação das relações políticas da reitoria com as instituições gestoras da saúde em Diamantina – a Secretaria Municipal de Saúde e a Superintendência Regional de Saúde, e com os municípios dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri.