Notícias e Eventos

Dia 28 de setembro de 2022 ocorreu no Campus Janaúba da UFVJM a recepção aos calouros do curso de Ciência e Tecnologia pelo curso de Engenharia de Materiais. os professores do curso proporcionaram brincadeiras aos alunos calouros da instituição e também apresentaram o curso de Engenharia de Materiais, mostrando o que o curso faz, o mercado de trabalho e oportunidades que o curso possui. O momento foi de muita descontração e alegria sendo bastante divertido.

O Hub FIEMG Lab está iniciando o ano com grandes oportunidades para multiplicar os resultados no ecossistema de inovação industrial. Entre elas, o RHI Magnesita Challenge, nosso Programa de solução de desafios industriais que busca a conexão com startups aderentes aos desafios, nessa primeira edição do ano, em parceria com a RHI Magnesita.

Estamos com inscrições abertas, até o dia 14 de março, para os seguintes desafios:

  • Redução da Pegada de CO2 da RHI Magnesita;
  • Planejamento Inteligente de Compras de Materiais Refratários Recicláveis.

Poderiam nos ajudar a divulgar? Acreditamos que essa pode ser uma oportunidade interessante para as startups que se relacionam com vocês e outras startups que os seguem nas redes sociais.

Se sim, preparamos para nossos parceiros um media kit neste link com sugestões de canais e textos de divulgação para facilitar a ação, mas sintam-se à vontade para divulgar da forma que julgarem conveniente.

Desde já agradeço o apoio e me coloco à disposição para o esclarecimento de quaisquer dúvidas.

Seguimos juntos acelerando o futuro da indústria.

Abraços!

 

Divulgação Edital PROAE para seleção de bolsista

Edital seleção de bolsistas PROAE 2021

O mundo precisa de mais ideias brilhantes e nós queremos conhecer a sua!
Vem aí a Olimpíada Brasileira de Soluções Sustentáveis para Água e Energia que busca propostas para solucionar
problemas relacionados à água e ao uso das energias renováveis de forma sustentável.
Você e sua escola podem se inscrever em três modalidades:
Trabalhos Científicos, Ações Sociais e Manifestações Artísticas.
Além da premiação dos melhores trabalhos, essa é uma oportunidade de aproximação de uma universidade pública, gratuita e de qualidade

“A Agremiação Politécnica da UFG tem o prazer em convidar toda sociedade acadêmica para a Semana de Mercado, que terá como tema “ A Nova era econômica do Brasil e seus impactos na Engenharia”. Pensando no momento conturbado que estamos vivendo, queremos entender como o mercado econômico reagirá a toda essa situação. O evento terá emissão de certificado de até 42 horas, a depender da quantidade de palestras assistidas por cada participante. Então venha nos prestigiar e conferir todas as atrações do nosso evento nos dias 19 a 24 de outubro de 2020.

Formulário para Inscrição do Evento: http://bit.ly/inscricaoSM20
Live no canal PoliUFG no Youtube: https://cutt.ly/mftpRQY
Faça parte do nosso grupo no Telegram: https://t.me/PoliUFGSM20 (https://t.me/PoliUFGSM20) “

 

 

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri tem promovido diversas ações no âmbito da COVID-19. Uma delas está sendo executada no Instituto de Engenharia, Ciência e Tecnologia, na cidade de Janaúba MG. Professores dos cursos de Engenharia Física, Engenharia de Materiais, Engenharia de Minas e do Bacharelado em Ciência e Tecnologia, se uniram numa “vaquinha solidária” e fizeram a aquisição de uma impressora 3D além de consumíveis para a fabricação de protetores faciais (face shield). O objetivo é a distribuição nos hospitais do semi-árido mineiro e centro-sul da Bahia em parceria com outro programa atuante na região, chamado Ser-Tão Solidário. Estão sendo confeccionados neste primeiro momento um total de 70 protetores, mas as doações continuam em aberto e a impressora tem funcionado 24 horas por dia.

Mais uma vez nossos alunos do curso de Engenharia de Materiais arrasando. E agora numa tarefa extremamente importante, que é o combate ao Covid 19. Parabéns ao aluno Lucas Emanuel Pereira Silva, estagiário na AMBEV de Sete Lagoas, por participar nesse importante trabalho junto a empresa em que estagia, ficamos feliz pelo seu empenho e seu importante papel nesse momento.

http://www.ufvjm.edu.br/noticias/9766-2020-03-31-13-39-00.html?lang=pt_BR.utf8%2C+pt_BR.UT

No dia 04 de março de 2020 na parte da tarde, os professores do curso de Engenharia de Materiais junto da coordenação do curso receberam os alunos que fizeram a transição para o curso de Engenharia de Materiais no Campus Janaúba da UFVJM. A recepção foi um momento de esclarecimento sobre as resoluções e regulamentos do curso, assim como um feed back dos alunos em relação ao andamento do curso. O momento foi bastante proveitoso e esclarecedor.

Dia 04 de março de 2020 ocorreu no Campus Janaúba da UFVJM a recepção aos calouros do curso de Ciência e Tecnologia pelo curso de Engenharia de Materiais. os professores do curso proporcionaram brincadeiras aos alunos calouros da instituição e também apresentaram o curso de Engenharia de Materiais, mostrando o que o curso faz, o mercado de trabalho e oportunidades que o curso possui. O momento foi de muita descontração e alegria sendo bastante divertido.

Hoje, dia 28 de fevereiro de 2020 os alunos do curso de Engenharia de Materiais da UFVJM estiveram presentes na Escola CEC Diocesano para apresentar o curso de Engenharia de Materiais, o que representa e faz esse curso, o que os alunos do curso da UFVJM realizam lá, seus projetos. A apresentação foi um sucesso. Muitos alunos da escola demonstraram grande interesse em ingressar no curso e na instituição. Parabéns aos nosso alunos pela grande iniciativa.

Ontem, dia 05 de fevereiro de 2020 tivemos a nossa primeira formanda no curso de Engenharia de Materiais da UFVJM, a aluna Bárbara Giovana Mendes Nery. Essa é uma grande conquista nossa e da Bárbara, uma das nossas primeiras alunas do Campus Janaúba, começando sua trajetória no BC&T da UFVJM Campus Janaúba em 2014, Bárbara se mostrou uma aluna esforçada e com grande garra para buscar esse sonho de se tornar uma engenheira de materiais, primeiramente passando pelo BC&T e depois fazendo a transição para o curso de Engenharia de Materiais. Ficamos felizes com a sua conquista, que é nossa também. Assim como esperamos que a Bárbara seja a primeira de muitos que virão a se formarem nesse curso fabuloso. Torcemos pelo sucesso da Bárbara e que sua trajetória seja de conhecimento constante e de muita garra, a qual ela já mostrou que tem durante toda a sua graduação. Obrigada Bárbara pela conquista!

Hoje, dia 06 de dezembro as turmas do 5° ao 9° período da Engenharia de Materiais apresentaram os Projetos Transdiciplinares Integradores (PTI) para as bancas de avaliação, compostas pelo Professores Amós, Elém, Fernanda, Luiz Henrique, Paulo Vitor e Renata. O PTI é uma proposta do curso de Engenharia de Materiais para que os alunos comecem a solucionar problemas e propor propostas inovadoras e desafiadoras, incluindo o conhecimento nas disciplinas em curso ou já cursadas, com o objetivo de inseri-los na realidade do mercado.

No dia 23 de novembro a UFVJM Campus Janaúba esteve presente em duas escolas da região  (Escola Estadual Alcides Mendes da Silva, em Porteirinha e Escola Estadual Joaquim Maurício de Azevedo em Janaúba) participando da feira de ciências nessas escolas e divulgando a universidade e motivando os alunos com a ciência. Discentes e Docentes vinculados ao Projeto de Extensão Conheça a UFVJM estiveram presentes fazendo um belíssimo trabalho.

No dia 27 de outubro, a Brinquedoteca Inclusiva esteve presente em um evento de ação com crianças, para comemorar o dia das crianças, numa Associação no Bairro São Lucas, a ação ocorreu na Escola Municipal Cândida Maria de Jesus e contou com a colaboração de docentes e discentes da UFVJM.

Dia 29 de outubro ocorrerá o minicurso para aprender a manusear calculadora científica às 14 horas.

Na semana do dia 25 de novembro ocorrerá no Campus Janaúba a I Semana das Engenharias, um evento organizado pelos alunos dos cursos terminais de Engenharias do Campus Janaúba, vamos prestigiar nossos alunos e a organização desse evento! Contamos com a participação de todos.

Dia 28 de agosto houve a recepção dos calouros por parte do Curso de Engenharia de Materiais. Os docentes do curso apresentaram o curso para os docentes, ingressantes no Campus Janaúba 2/2019, incorporando um pouco da grande área de Engenharia de Materiais em brincadeiras com aplicativos, com diversas dinâmicas competitivas, tornando esse momento muito alegre e divertido. Ao final as equipes vencedoras foram premiadas e todos saíram alegres e entendendo um pouco dessa incrível área que engloba a Engenharia de Materiais.

 

Na semana do dia 20 de agosto o Curso de Engenharia de Materiais recebeu mais um equipamento para o laboratório de Ensaio e Caracterização de Materiais. Trata-se de uma máquina universal de ensaios mecânicos em materiais. Diversas propriedades mecânicas de materiais metálicos, cerâmicos, poliméricos e compósitos podem ser medidas com precisão por este equipamento que será usado em várias disciplinas e pesquisas além de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem!

Nos próximos dias 20, 21 e 22 de maio, as cidades de Diamantina e Janaúba participarão da Edição 2019 do Pint of Science, um dos maiores eventos de divulgação da ciência no mundo. Durante os três dias, pesquisadores vão conversar com o público sobre vários assuntos, com a proposta de esclarecer dúvidas e apresentar as últimas descobertas nas áreas do conhecimento.

Saiba mais detalhes sobre o evento: http://twixar.me/PDKn
Veja a programação em Janaúba: http://pintofscience.com.br/events/janauba 
Participe! Escolha o bar de sua preferência: Claudius ou Empório – 19h às 21h

Em maio teremos um grande evento na região de Janaúba, o Pint of Science, um evento de ciência descontraída em bares e restaurantes. Acompanhem detalhes do evento nas redes sociais. Não percam!!!

No dia 16/04 teremos um evento de ciência em Janaúba, o pré Pint of Science. Não percam!!

Comunicado sobre a Inauguração do Campus da UFVJM Janaúba

Comunicamos que a inauguração oficial de nosso campus ocorrerá no dia 17 de abril de 2019, pedimos desculpas pela proximidade entre o aviso e a data, mas só conseguimos uma definição recentemente.

A programação é enxuta para evitarmos dispersão, iniciaremos às 8 horas com a composição da mesa e solenidade de descerramento da placa, seguida de aula inaugural com o professor Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Jr., o tema da aula será: “Ciência e tecnologia com a revolução da Inteligência Artificial”

Osvaldo Novais de Oliveira Jr. é físico de formação, tendo concluído o doutorado na University of Wales, Bangor, Reino Unido. É professor titular do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), Universidade de São Paulo, membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SPBMat). É membro fundador do Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional (NILC), que desenvolveu o revisor gramatical ReGra, agraciado com 2 prêmios de inovação tecnológica e disponível mundialmente com um processador de texto. Suas principais áreas de atuação são em filmes orgânicos nanoestruturados, tópico de física da matéria condensada, e processamento de línguas naturais. É editor do livro Writing Scientific Papers in English Successfully: Your Complete Roadmap. Pertence ao comitê editorial de 4 revistas, sendo também editor associado da revista ACS Applied Materials & Interfaces. Recebeu o Prêmio Scopus 2006, outorgado pela Elsevier do Brasil e a Capes, como um dos 16 pesquisadores brasileiros com maior produção científica, com base no número de publicações, citações e orientações.

Para a escolha do palestrante foi considerado o potencial de impacto da palestra e da presença do mesmo no entusiasmo dos alunos em relação às engenharias, ciência e tecnologia e também à sua autoestima. Por este motivo a participação dos estudantes e de todos nós é muito importante. Pedimos que todos nos ajudem incentivando os alunos sobre a participação na palestra.

Contamos com a colaboração e presença de todos vocês!

Nenhuma descrição de foto disponível.

Eventos na área de Ciência e Engenharia de Materiais 2019

CBPOL 2019 Congresso Brasileiro de Polímeros

http://www.cbpol.com.br/

O Congresso Brasileiro de Polímeros, CBPOL, é o maior evento na área de polímeros no Brasil. É um evento promovido pela Associação Brasileira de Polímeros, ABPol. Em 2019, o 15° CBPol será realizado em Bento Gonçalves-RS, na Serra Gaúcha, entre os dias 27 e 31 de outubro. É uma excelente oportunidade para aqueles que querem desenvolver trabalhos na área polimérica.

 

SBPmat 2019

O SBPmat é um evento Internacional na área de Ciência e Engenharia de Materiais que ocorre no Brasil. Esse ano o evento ocorrerá em Camboriú em setembro. É uma excelente oportunidade para aqueles que querem desenvolver trabalhos na área de materiais em geral. O Evento ainda conta com premiação para os melhores trabalhos na forma pôster e oral de cada seção.

https://www.sbpmat.org.br/18encontro/

 

Visita técnica dos alunos do curso de Engenharia de Materiais, das disciplinas Materiais Poliméricos e Processamento de Materiais Poliméricos, dos alunos do curso de Engenharia de Materiais, coordenada pela Professora Fernanda G L Medeiros Borsagli. A visita possibilitou aos alunos conhecerem o funcionamento de um dos tipos de processamento de materiais poliméricos em escala industrial, ampliando seus conhecimentos técnicos e agregando conhecimento.

Visita técnica aos laboratórios em Diamantina da UFVJM dos alunos do curso de Engenharia de Materiais, das disciplinas Processamento de Materiais Poliméricos, Processamento de Materiais Cerâmicos e Ensaios dos Materiais, coordenado pelos Professores Amós Magalhães de Souza e Fernanda G L Medeiros Borsagli. A visita foi muito bem recepcionada pelos Professores Solange, da Engenharia Mecânica, João e Sandra da Engenharia Química. Nessa visita os alunos tiveram a possibilidade de entrar em contato com análise dos materiais, caracterização de materiais e ensaios mecânicos, ampliando seus conhecimentos técnicos.