Extensão

COVID-19: A ciência por trás do combate ao Coronavírus
Descrição: Diante do cenário pandêmico atual, causado pelo Covid-19, com milhares de mortes, colapsos em sistemas de saúde e efeitos devastadores na economia, muitas perguntas fundamentais surgem no intuito de entender e agir diante disto. Como surgiu? De que forma o vírus penetra em nosso corpo? Como se espalhou pelo mundo? Qual o melhor tratamento? Teremos uma vacina? Algumas dessas perguntas já foram respondidas pela ciência. Para responder as outras, cientistas do mundo todo estão trabalhando arduamente na tentativa de encontrar as respostas que possam nos ajudar no combate e na erradicação do novo Coronavírus. Dessa forma, o presente curso tem como objetivo elucidar, a luz da ciência, a importância das medidas de combate ao Covid-19, tais como: o uso de mascaras caseiras funcionam como barreira física contra a contaminação, como é medida a eficiência do distanciamento social, a estatística da transmissibilidade do Coronavírus entre outros temas.
AS FERRAMENTAS DA CIÊNCIA NO DIAGNÓSTICO RÁPIDO E PRECISO DO COVID 19
Descrição: O presente curso tem como objetivo propor esclarecimentos e debates para a população sobre as ferramentas disponíveis e as inovações da ciência para o diagnóstico rápido e preciso de doenças, em especial, o COVID-19, na visão científica e dos trabalhadores a frente do combate do novo coronavírus de maneira simples e didática para a comunidade geral. Por meio de debates, cursos, lives e seminários online, a proposta do curso é de proporcionar maior esclarecimento e entendimento das ferramentas usadas e as mais inovadoras que poderiam ser usadas no combate ao COVID-19.
OBSERVATÓRIO COVID-19 DO NORTE DE MINAS
Descrição: Este observatório é um programa de extensão vinculado a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Nosso objetivo é monitorar e estudar a propagação do coronavírus, especialmente na região do centro-norte de Minas Gerais (Norte e Noroeste de Minas, Jequitinhonha e Vale do Mucuri). Além disso, este programa busca reunir diversas iniciativas de combate à COVID-19. Entre os projetos executados está a produção de vídeos informativos e de conscientização, elaboração de protetores faciais com o uso de impressora 3D e pesquisas científicas.
Ematex
Descrição: O projeto nesta etapa inicial terá lives(entrevistas) duas vezes na semana (segunda e quinta-feira) com duração de aproximadamente 2 horas por live, considerando os preparativos e toda parte de publicação, estão sendo considerado 8 horas semanas. Além disso haverá divulgação, convites a potenciais participantes, treinamentos podendo colocar em média mais 8 horas semanais como até o fim deste edital teremos 21 semanas, teremos um total de 336 horas.
Mãos em Ação do Sertão Mineiro
Descrição: O ano de 2020 será marcado na história como o período em que a humanidade enfrentou mais uma pandemia, a COVID-19. Assim como em outros países, o Brasil tem sofrido com um aumento exponencial de casos a cada dia e as projeções para as próximas semanas não são nada animadoras. Somando-se a isso tem-se um sistema de saúde fragilizado e sucateado que, evidentemente, não suportará este aumento repentino de demanda. Na linha de frente dos atendimentos médicos estão os profissionais de saúde, entrando em contato direto com uma doença extremamente contagiosa. Essas pessoas se depararam também com uma outra triste realidade do sistema público: a falta de Equipamentos de Proteção Individual. Diante disso, este projeto tem o objetivo principal de adquirir e/ou confeccionar protetores faciais do tipo Face Shield e distribuir em hospitais da região do semi-árido mineiro além da região centro-sul da Bahia. Isso será possível por meio de doação financeira, de insumos e serviços dos participantes e parceiros.

Projeto Conheça a UFVJM -Campus Janaúba

Apresentar a UFVJM ? Campus Janaúba aos estudantes do ensino médio das escolas públicas dos 16 municípios que compõem o Território da Serra Geral do Norte de Minas, no intuito de socializar com a comunidade externa os conhecimentos que produz e, ao mesmo tempo, tornar o Campus mais conhecido entre os estudantes da região. As ações propostas incentivam a integração entre docentes, discentes e técnico administrativos da UFVJM no planejamento e na realização de visitas nas escolas e/ou recebimento de visitas no Campus. A metodologia utilizada contempla palestras expositivas e interativas, rodas de conversas, uso de experimentos de laboratórios das áreas de química, física e biologia para aproximá-los do universo científico e aguçar sua curiosidade pelas áreas dos cursos, entre outras ferramentas metodológicas que facilitem responder às necessidades do público atendido. Além de levar informações sobre a modalidade do bacharelado interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e dos cursos terminais de engenharias oferecidos, o projeto contempla atividades de divulgação dos processos seletivos da UFVJM, visando incentivar os estudantes das escolas públicas a participar das seleções SASI e SISU/Enem, contribuindo assim com a superação da dificuldade de preenchimento de vagas do Campus Janaúba e, principalmente, propiciará que os estudantes apresentem seus anseios, suas dificuldades e expectativas em relação ao curso superior pretendido, colocando a UFVJM em sintonia com a realidade dos estudantes das escolas públicas da região.

A Ferro e a Fogo

Projeto de Extensão Universitária que consiste em ministrar aulas teóricas e práticas de soldagem a eletrodo revestido, MIG/MAG e TIG para soldadores amadores da comunidade.

Pré-UFVJM Janaúba

O presente projeto visa ofertar pelo terceiro ano consecutivo um cursinho pré-vestibular gratuito para alunos do 3º ano do ensino médio das escolas estaduais do município de Janaúba-MG, oferecendo-lhes uma preparação para prestarem o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), bem como outros processos seletivos para o ingresso no ensino superior.

Reciclagem de resíduos sólidos na UFVJM em parceria com Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Janaúba

A geração de resíduos sólidos e o consumo são ações responsáveis pela degradação do meio ambiente que a sociedade enfrenta há décadas. A geração intensa de resíduos sólidos e uma má gestão podem não só trazer problemas sanitários e ambientais, mas também sociais e econômicos. A administração pública é responsável por gerar grande quantidade de resíduos decorrentes de suas atividades regimentais, por isso tem um papel estratégico para estimular a produção e a disponibilidade de produtos mais sustentáveis. A implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos no campus universitário e o desenvolvimento de ações de educação ambiental, visa à mobilização e à participação da comunidade universitária nas atividades e ações do projeto. Além disso, a implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos no campus da UFVJM favorece a aproximação com associação dos catadores da cidade de Janaúba.

Brinquedoteca inclusiva UFVJM
O descarte inadequado dos resíduos sólidos urbanos ainda é um desafio às políticas públicas de gestão ambiental no Brasil. O relatório de 2017 da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE) aponta que a destinação adequada dos resíduos sólidos urbanos coletados pelos municípios pouco avançou, enquanto o volume enviado para lixões apresentou um crescimento de 3% de 2016 para 2017. Assim, torna-se importante investir em práticas educativas que estimulem a formação de cidadãos engajados em minimizar o impacto do consumo sobre o ambiente. Com o intuito de levar às escolas e à comunidade o conhecimento necessário para a construção da cidadania e conscientização ambiental, o projeto Brinquedoteca inclusiva UFVJM objetiva implementação de uma brinquedoteca na UFVJM (campus Janaúba) com brinquedos e jogos confeccionados essencialmente com materiais reutilizados. Além disso, a implementação da Brinquedoteca na UFVJM (campus Janaúba) pretende permitir um espaço que para receber grupos de crianças de escolas, programas, instituições e Ongs. Dentre os objetivos específicos do projeto estão: planejamento e implantação da brinquedoteca, ações de coleta de material reciclável para confecção dos brinquedos, ações em grupos para confecção dos brinquedos, ações de coleta e reforma de brinquedos velhos e oficinas para construção de brinquedos com materiais recicláveis em escolas da região. O desenvolvimento do projeto apresenta oportunidades para a integração dos acadêmicos, técnicos e professores com o universo criativo em prol das necessidades sociais e ambientais e a construção de uma relação de cumplicidade e troca de experiências/vivências com a comunidade.
UFVJM na Expô Janaúba
O projeto ‘UFVJM na Expô Janaúba’, será realizado por meio de uma parceria firmada com o Sindicato Rural de Janaúba e será executado durante a 38ª Exposição de Janaúba. O objetivo é promover a interação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri com a comunidade local e regional, apresentando aos visitantes do evento o potencial da Universidade em contribuir com a melhoria da qualidade de vida da região. O projeto contará com a participação do copo docente, técnico e discentes do Campus Janaúba, que se promoverão, no ambiente do evento, no Parque de Exposição de Janaúba, ações diversas: divulgação dos processos seletivos da UFVJM, apresentação dos cursos ofertados no Campus Janaúba, execução de experimentos de diversas áreas do conhecimento, conversas com os visitantes, participação junto a projetos sociais que levará alunos de escolas públicas de Janaúba e região para conhecer o Parque, dinâmicas, atividades lúdicas e práticas educativas, entre outras. De modo geral, pretende-se tornar público a presença da UFVJM – Campus Janaúba na região Norte de Minas, fortalecendo sua interação com a comunidade externa.