Engenharia de Materiais

Apresentação

Engenharia de Materiais é a profissão destinada ao desenvolvimento de novos materiais, seleção de materiais adequados a determinada aplicação, modificação na estrutura de materiais visando adequações em suas propriedades para uma nova aplicação, dentre outras atividades, sempre relacionadas à correlação entre a estrutura, as propriedades, o processamento ou produção e as aplicações de materiais.

O Curso de Engenharia de Materiais foi implantado em 2017, sendo o primeiro curso, na área específica de materiais, em instituições de ensino superior no Norte do Estado de Minas Gerais. A criação do curso se deu em virtude da crescente ascensão do norte de Minas Gerais, de segmentos industriais diversos que processam ou fazem uso de materiais metálicos, poliméricos, cerâmicos, compósitos, semicondutores e biomateriais na região.

O curso de Engenharia de Materiais na UFVJM é focado na formação de engenheiros proativos, criativos, capacitados tecnicamente, com boa capacidade de comunicação e expressão e perfil empreendedor, além de consciente de seu papel para o desenvolvimento regional sustentável.

O diferencial no curso na UFVJM é a interdisciplinaridade. O aluno tem contato com todas as áreas das ciências (inclusive as linguagens e comunicação) com carga horária maior que a tradicionalmente presente nas grades curriculares do curso, além do estímulo ao empreendedorismo e desenvolvimento regional. Diversos profissionais têm destacado a importância da interdisciplinaridade e do empreendedorismo para o profissional do tempo atual e futuro.

Objetivo do Curso

Capacitar profissionais que se diferenciem por agregar habilidades e competências para exercer, com excelência, atividades, principalmente, relacionadas a projetos, desenvolvimentos e aplicação dos diversos materiais de engenharia empregados na indústria moderna. Isso pode ser traduzido em um profissional com profundo conhecimento da interligação dos seguintes aspectos: processamento, estrutura, composição química e propriedades dos diversos materiais, objetivando uma performance mais adequada para atender a situações específicas.

O Profissional

O Engenheiro de Materiais deve apresentar sólida base de conhecimentos em matemática, física e química, além de domínio das especificidades das disciplinas profissionalizantes. Interesse nos aspectos humanísticos, liderança, motivação, trabalho em equipe e administração de conflitos são algumas das habilidades desenvolvidas; assim como a sintonia com aspectos econômicos vigentes, noções de direito do trabalho, comercial, administrativo e tributário, noções de ecologia e legislação ambiental.

O profissional tradicionalmente atua em indústrias das mais diversas áreas e setor acadêmico no desenvolvimento, transformação, produção e aplicação de polímeros, metais, cerâmicas e compósitos. Também pode atuar como perito, consultor ou ainda criar sua empresa utilizando-se dos conteúdos aprendidos e habilidades desenvolvidas no curso.

Campo de Atuação

A partir de uma base multidisciplinar, o profissional desenvolve novas tecnologias e materiais aplicados à engenharia. De forma pragmática, o Engenheiro de Materiais poderá formular e resolver problemas relacionados à indústria; planejar, supervisionar e coordenar projetos; atuar na área de ensino e pesquisa; padronizar e controlar a qualidade de produtos e processos de fabricação; desenvolver e aplicar modelos físicos e matemáticos na solução ou adequação de situações; realizar assistência técnica, assessoria, consultoria, perícia, avaliação, laudo, parecer técnico e coordenar equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção de equipamentos.

Turno
Diurno

Duração 
5 anos

Vagas 
40 vagas semestrais

Carga Horária

3645 horas

Modalidade

Presencial

Campus
Janaúba

Instituto de Engenharia, Ciência e Tecnologia (IECT)

Telefone
(38) 3829-3107