Publicações e Projetos

Abaixo estão listados os projetos nos quais se inserem as dissertações e projetos individuais do PPGCTA.

Nome: Tecnologias emergentes para o desenvolvimento de produtos regionais

Linha de Pesquisa: Desenvolvimento de Processos e Produtos

Data de Início: 01/11/2013

Financiador: CNPq, FAPEMIG

Descrição: Este projeto visa desenvolver e aplicar Tecnologias emergentes (químicas e físicas), tais como: UV-C, Micro-ondas, Membranas, Radiação, Nanotecnologia, entre outros, para processar e conservar produtos regionais do cerrado.

 

Nome:Aproveitamento de recursos naturais do Bioma mineiro por processos biotecnológicos

Linha de Pesquisa: Desenvolvimento de Processos e Produtos

Data de Início:03/01/2014

Financiador:CNPq, FAPEMIG

Descrição:A partir da extensa legislação existente sobre conservação e aproveitamento racional dos recursos naturais e dos dispositivos a esse respeito, inseridos na Constituição Federal de 1988, este projeto visa promover o aproveitamento integral dos recursos naturais do bioma mineiro para produção de novos produtos de valor agregado.

 

Nome: Controle de qualidade, propriedades físicas e físico-químicas, valor nutricional, análise sensorial e funcional de produtos de origem vegetal usados como alimento

Linha de Pesquisa:Química, Bioquímica, Microbiologia e Análise Sensorial de Alimentos

Data de Início: 29/05/2015

Financiador: CNPq, FAPEMIG

Descrição: Neste projeto são examinadas biomassas vegetais exploradas como recurso alimentar na forma in natura ou processada e associadas, principalmente, à cultura e o potencial alimentar da região do Norte de Minas Gerais. Os aspectos físicos, físico-químicos, microbiológicos, nutricionais, sensorias e funcionais são avaliados com o objetivo de geração de conhecimento, controle de qualidade e definição de usos e aplicações. As cadeias de produção e beneficiamento de café, uvas e frutos regionais são os principais alvos deste projeto.

 

Nome:Controle de qualidade, propriedades físicas e físico-químicas, valor nutricional, análise sensorial e funcional de produtos de origem animal usados como alimento

Linha de Pesquisa: Química, Bioquímica, Microbiologia e Análise Sensorial de Alimentos

Data de Início:29/05/2015

Financiador: CNPq, FAPEMIG

Descrição: Neste projeto são examinados recursos alimentares de origem animal, na forma in natura ou processada, associados, principalmente, à cultura e o potencial alimentar da região do Norte de Minas Gerais. Os aspectos físicos, físico-químicos, microbiológicos, nutricionais, sensorias e funcionais são avaliados com o objetivo de geração de conhecimento, controle de qualidade e definição de usos e aplicações. As cadeias de produção e beneficiamento de carnes de suínos, bovinos, equinos, caprinos, aves e peixes, e o setor de laticínios são os principais alvos deste projeto.