Início

Olá,

Esse é o site do PDI (Plano de Desevolvimento Institucional) 2017-2021.

Você encontrará aqui informações sobre os trabalhos da Comissão para elaboração do PDI 2017-2021, além do texto encaminhado ao Conselho Superior da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em 24/07/2017 para avaliação.
Comissão PDI 2017-2021 (Portaria 2438)

 

O Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI – consiste num documento em que se definem a missão da instituição de ensino superior e as estratégias para atingir suas metas e objetivos. Abrangendo um período de cinco anos, deverá contemplar o cronograma e a metodologia de implementação dos objetivos, metas e ações do Plano da IES, observando a coerência e a articulação entre as diversas ações, a manutenção de padrões de qualidade e, quando pertinente, o orçamento. Deverá apresentar, ainda, um quadro-resumo contendo a relação dos principais indicadores de desempenho, que possibilite comparar, para cada um, a situação atual e futura (após a vigência do PDI).

O PDI deve estar intimamente articulado com a prática e os resultados da avaliação institucional, realizada tanto como procedimento auto-avaliativo como externo. Quando se tratar de Instituição já credenciada e/ou em funcionamento, os resultados dessas avaliações devem balizar as ações para sanar deficiências que tenham sido identificadas. Se a IES tiver apresentado PDI quando do Credenciamento, o documento institucional deverá incluir, também, uma comparação entre os indicadores de desempenho constantes da proposta inicial e uma avaliação considerando-se a situação atual”

O PDI é uma exigência nos processos de avaliação institucional, cursos e órgãos de fomento. Para além dessas condições, o PDI deve ser uma exigência da própria IES estabelecendo um horizonte em relação ao qual deve se orientar num determinado período.

 

Ministério da Educação. “Formulário do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI” http://www2.mec.gov.br/sapiens/Form_PDI.htm(acessado em 15 de julho de 2017).