Projetos de Ensino

2017 – 2018: Desenvolvendo as Habilidades de Leitura, Escrita e Interpretação de Textos nas Ciências Exatas

Descrição: Combater a retenção e evasão dos estudantes do Instituto de Engenharia, Ciência e Tecnologia da UFVJM, a partir da construção de estratégias de interpretação de enunciados no campo das ciências exatas.
Situação: Concluído; Natureza: Ensino.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Antonio Carlos Guedes Zappalá – Integrante / Mário Fernandes Rodrigues – Coordenador / Leonardo Frederico Pressi – Integrante / Karla Aparecida Guimarães Gusmão – Integrante / Paulo Vitor Brandão Leal – Integrante / Renata de Oliveira Gama – Integrante / Thiago de Lima Prado – Integrante / Danilo Duarte Costa – Integrante / Giovana Ribeiro Ferreira – Integrante / Patricia Xavier Baliza – Integrante / Patricia Teixeira Sampaio – Integrante / Carlos Henrique Alves Costa – Integrante.
Temáticas: Ação inclusiva, Avaliação, Aprendizagem por projetos, Ensino e aprendizagem.
Cooperações: Instituição de Ensino.
Financiador(es): Universidade Feder al dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – Bolsa.

2017 – 2018: A Física do circo: Ensinando Física através dos malabares

Descrição: O projeto visa ensinar conceitos de Física para alunos do primeiro ano do ensino médio via objetos lúdicos (os malabares). A idéia de abordagem para alunos do primeiro ano do ensino médio é devido aos movimentos dos malabares utilizarem conceitos de parte de Mecânica. Esse paralelo entre o conceitual e o experimental visa desenvolver no aluno a ideia de que a Física está está intimamente atrelada ao nosso cotidiano.
Situação: C oncluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Jean Carlos Coelho Felipe – Coordenador / Thiago de Lima Prado – Integrante / Antônio Carlos Guedes Zappalá – Integrante.

2017 – 2018: Ensinando sobre energias renováveis nas escolas públicas do município de Janaúba via fabricação de experimentos de baixo custo

Descrição: Esse projeto visa ensinar o conc eito de energias renováveis bem como os conceitos oriundos dela via fabricação de experimentos de baixo custo.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Jean Carlos Coelho Felipe – Coordenador / Thiago de Lima Prado – Integrante / Fabiano Alan Serafim Ferrari – Integrante.

2017 – 2018: Desenvolvendo as habilidades de leitura, escrita e interpretação de textos nas ciências exatas

Descrição: Ancorado nos debates que questionam as reproduções das desigualdades nas instituições públicas brasileiras de ensino superior, este projeto de apoio ao ensino de graduação busca combater a retenção e a evasão junto aos estudantes do Instituto de Engenharia, Ciência e Tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri a partir da construção de estratégias de interpretação de enunciados no campo das ciências exatas.
Situação: Concluí do; Natureza: Ensino.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Mário Fernandes Rodrigues – Coordenador / Jordan Wellington Rodrigues dos Santos – Integrante / Rafaella Azevedo Aguiar – Integrante.
Temáticas: Projeto de Intervenção, Ensino e aprendizagem, Ação inclusiva.