Bacharelado em Engenharia Física (Janaúba)

O curso de Engenharia Física de Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha, campus Janaúba, foi criado em 2014, através da Resolução n°010 – Conselho Universitário/UFVJM, de 06 de setembro de 2013, após a discussão com a comunidade local/regional, através de duas seções publicas, realizadas em 2012 em Janaúba.


Perfil do Curso

O curso de Engenharia Física é o ramo da engenharia dedicado à aplicação dos conhecimentos da Física na indústria, laboratórios, centros de pesquisas e universidades, para a pesquisa e desenvolvimento de materiais, equipamentos e tecnologias, bem como para o desenvolvimento de novas técnicas de caracterização e medição de grandezas físicas, com interesse em desenvolver aplicações que possam ser utilizadas nos mais diversos setores da sociedade. Pautado no rigor científico, o curso tem como princípio proporcionar ao aluno uma sólida formação teórica e experimental nas ciências exatas (física, matemática e química), ao mesmo tempo em que permite desenvolver habilidades para resolver problemas em engenharia por meio de abordagens multi e interdisciplinares, de modo a estimular o desenvolvimento de um espírito crítico.

O curso proporcionará uma formação cientifico – empreendedora, estimulando a criatividade e o interesse pela inovação, conferindo ao egresso habilidades de planejamento, construção, manutenção e gestão de processos e produtos tecnológicos.

Assim, o Engenheiro Físico é um profissional que atua no domínio da Engenharia e da Tecnologia Física, particularmente em áreas de grande impacto tecnológico. Ele é preparado para lidar com problemas nas diversas áreas da tecnologia moderna, podendo trabalhar, com óptica (“lasers”, comunicações por fibra óptica, optoeletrônica, fotônica, plasmônica), Energia (nuclear, eólica, térmica, hídrica), acústica, eletromagnetismo, telecomunicações, geofísica, criogenia, ciências dos materiais, entre outras.

Esta profissão se diferencia das demais Engenharias, no que diz respeito aos aspectos básicos da ciência Física. Devido a sua sólida formação em física, matemática e química, estes profissionais são capazes de aplicar os sofisticados conceitos da mecânica quântica e estatística e da física do estado sólido, para solucionar problemas que a tecnologia moderna demanda.


Perfil do Egresso

O profissional egresso do curso deverá possuir formação generalista, com sólida formação em física e ciências básicas, em engenharia, com visão humanística, crítica e reflexiva. Deverá apresentar domínio das técnicas básicas de gerenciamento e administração dos recursos utilizados na profissão, capacidade de trabalho em equipes multidisciplinares, compreensão da profissão como uma forma de inserção e intervenção na sociedade, postura ético-profissional atenta para as questões sociais e ambientais


Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para Engenheiro Físico é um mercado em expansão. Por possuir uma visão generalista, o Engenheiro Físico pode atuar em diversas áreas como ligadas à tecnologia, meio ambiente, energia, medicina, economia, entre outras. O Engenheiro Físico pode atuar em instituições de ensino e/ou pesquisa, empresas de pesquisa e/ou desenvolvimento, indústria química e petroquímicas, hospitais e clínicas que trabalham com equipamentos de alta tecnologia, entre outros setores.