Resultados do IAE
IAE 2025/1
Relatórios
Análise IAE-2025-I (Infraestrutura e Gestão)
Análise IAE 2025-1 (Disciplinas)
Análise IAE-2025-I (Docentes) – aguardando os dados
Recomendações – Infraestrutura e Gestão
Com base na análise dos resultados do Instrumento de Avaliação de Ensino (IAE) 2025-1, aqui estão algumas recomendações para a gestão:
Biblioteca
1. Manter e expandir os serviços de qualidade: A biblioteca recebeu notas altas em várias categorias, como atendimento dos funcionários (nota 4,6) e zelo pelo material (nota 4,8). É importante manter esses padrões e considerar a expansão dos serviços para atender ainda melhor a comunidade acadêmica.
Cantina/Restaurante
2. Melhorar a qualidade e a variedade dos alimentos: As notas para a qualidade (3,5) e variedade dos alimentos (3,4) indicam que há espaço para melhorias. Dialogar com os fornecedores para melhorar a qualidade e diversificar o cardápio pode aumentar a satisfação dos usuários.
3. Revisar os preços dos alimentos: A adequação dos preços dos alimentos recebeu uma nota de 3,2, sugerindo que os preços podem ser considerados altos pelos usuários. Uma revisão dos preços ou a oferta de opções mais acessíveis pode ser benéfica.
4. Aumentar o número de cantinas no campus: A nota de 2,9 para o número de cantinas no campus indica uma necessidade urgente de aumentar a quantidade de pontos de alimentação. Isso pode ajudar a reduzir filas e melhorar a experiência dos usuários.
Infraestrutura e Gestão
5. Investir na atualização e manutenção dos laboratórios de informática: As notas para a qualidade e atualização dos equipamentos (3,6) e a quantidade de equipamentos (3,7) mostram que há necessidade de melhorias. Investir em novos equipamentos e na manutenção dos existentes pode melhorar a experiência dos alunos.
6. Melhorar a acessibilidade nas salas de aula: A nota de 3,8 para as condições de acessibilidade a pessoas com necessidades especiais indica que há espaço para melhorias. Investir em infraestrutura acessível é essencial para garantir a inclusão de todos os alunos.
Gestão
7. Aprimorar a transparência nas decisões: A transparência nas decisões da gestão recebeu notas variando entre 3,8 e 4,0. Melhorar a comunicação e a transparência pode aumentar a confiança da comunidade acadêmica na gestão.
8. Manter a qualidade do atendimento dos funcionários: As notas para a qualidade do atendimento dos funcionários foram geralmente altas, variando entre 4,0 e 4,2. É importante manter esses padrões e oferecer treinamentos contínuos para garantir a satisfação dos usuários.
Recomendações – Disciplinas / Cursos
Com base na análise dos resultados do Instrumento de Avaliação de Ensino (IAE) 2025-1, a comissão própria de avaliação recomenda aos Gestores dos Cursos de Graduação:
- Manter a qualidade das disciplinas: As disciplinas receberam nota média de 4,49, demonstrando uma percepção geral muito boa das disciplinas ofertadas na universidade. É importante manter e considerar a expansão desses padrões qualidade a todas as disciplinas ofertadas, para atender ainda melhor a comunidade acadêmica.
- Verificar as perguntas com notas baixas: Apenas 78 perguntas apresentaram nota média abaixo de 3,5, que foi o critério utilizado pela CPA para identificar as disciplinas que apresentam oportunidade de melhoria. Isso representa 5,3% das 1.466 Perguntas filtradas (Número de Respostas Válidas maior ou igual a 2 (NRV >=2) e Porcentual de Respostas maior que 15% (%R > 15%)), contudo representam uma possível fragilidade identificada pelo instrumento e que pode ser corrigida a partir de ações da gestão.
- Analisar detalhadamente as perguntas: É importante que a gestão dos cursos analise individualmente cada questão da lista, em especial quando o número de respostas for significativamente menor que a população ou quando as disciplinas tenham muitas turmas diferentes. Idealmente, a análise deve ser complementada por outras metodologias, como avaliações qualitativas, questionários com população total ou amostragem aleatória, e entrevistas com a comunidade.
- Realizar reunião específica com a comunidade acadêmica para tratar da avaliação: Sugerimos que a análise seja realizada nos colegiados de curso, ou outros locais que permitam a participação da comunidade docente e discente, ou seus representantes.
- Divulgar as ações tomadas para a comunidade acadêmica: é importante dar retorno para a comunidade acadêmica do curso dos resultados da avaliação, que se concretizam nas ações tomadas pela gestão do curso com objetivo de melhorar a qualidade das disciplinas ofertadas. O retorno faz com que toda a comunidade se sinta parte significativa do processo de avaliativo, e que sua opinião está sendo considerada na tomada de decisões.
- Incentivar a comunidade a responder o questionário: para garantir um mínimo de representatividade nas respostas, apenas as perguntas com Número de Respostas Válidas maior ou igual a 2 (NRV >=2) e Porcentual de Respostas maior que 15% (%R > 15%) foram analisadas. Isso corresponde a 33% do total de perguntas. Um maior número de respostas possibilitará analisar um número maior de disciplinas e uma melhor representação da percepção dos estudantes.