A GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL EM VITÓRIA-ES: uma reflexão a partir da práxis do diretor escolar

Título: A GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL EM VITÓRIA-ES: uma reflexão a partir da práxis do diretor escolar.

Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo identificar como a gestão democrática se materializa na práxis do diretor das escolas municipais de ensino fundamental em Vitória, no Estado do Espírito Santo, entendendo a gestão colegiada presente nessa práxis, a partir da escuta dos conselheiros e das normatizações legais que asseguram a gestão democrática. Na perspectiva de atender esse objetivo é aplicada a metodologia de abordagem qualitativa, entrevistas abertas semiestruturadas, totalizando 18 questões, aplicada aos titulares dos Conselhos de Escola (CEs), com técnica em Análise de Conteúdo. Caracteriza a gestão escolar, a gestão democrática no contexto escolar e um pouco sobre os aspectos legais. É descrito sobre os mecanismos da gestão democrática, tais como: a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico (PPP), a eleição e atuação do Conselho de Escola e a Eleição direta para o diretor de escola e argumenta sobre a práxisdo diretor escolar. Os dados preliminares das entrevistas com os CEs da gestão 2015-2019 apontam a importância da gestão democrática nas escolas públicas do Município, o reconhecimento dos sujeitos na gestão colegiada, a importância de mais investimento na educação para a melhoria do processo educativo, da infraestrutura das unidades de ensino e a continuidade das eleições de conselheiros e de diretores escolares para o fortalecimento da gestão democrática.

Nome da Mestranda: Marilene Coutinho de Souza Gonçalves
Nome do Orientador: Profª Drª Lilian Simone Godoy Fonseca
Composição da Banca:
Presidente: Profª Drª Lilian Simone Godoy Fonseca
Membro Interno: Profª Drª Geruza de Fátima Tomé Sabino
Membro Externo: Profª Drª Josélia Barroso Queiroz Lima
Data: 14/09/2017
Hora: 17h
Local: a definir