DISCURSO DE ÓDIO SOBRE AS DIFERENÇAS DE GÊNERO NO CURRÍCULO DA PÁGINA CATRACA LIVRE
TÍTULO: DISCURSO DE ÓDIO SOBRE AS DIFERENÇAS DE GÊNERO NO CURRÍCULO DA PÁGINA CATRACA LIVRE
RESUMO: Esta pesquisa tem como objeto de investigação o discurso de ódio sobre as diferenças de gênero reguladas pelo padrão heteronormativo no currículo do Catraca Livre, página de jornalismo e entretenimento no Facebook. O discurso de ódio se manifesta, por meio da correção, da punição com palavras e atos que podem ofender, machucar e matar. A investigação está inserida na linha pós-crítica dos estudos em currículo, inspirada nos Estudos Culturais e no pós-estruturalismo. São analisados os mecanismos e as técnicas utilizadas pelo discurso de ódio, que demandam posições de sujeito imbricadas no currículo da referida página, bem como, investiga a produção e os efeitos do discurso de ódio nesse currículo ao demandar um padrão heteronormativo às pessoas. Foram mapeadas publicações sobre gênero, que abordam direitos e liberdade das mulheres, lésbicas, gays, travestis, transgêneros e transexuais, na página do Catraca Livre no Faceboock, de dezembro de 2015 a dezembro de 2016. A seleção das publicações foi feita por meio da reiteração do discurso de ódio presente nos comentários. Como metodologia analítica utiliza-se a análise de discurso de inspiração foucaultiana. O argumento central é o de que no currículo analisado circulam diversos discursos, como: o religioso, o biológico, o machista, que dão visibilidade e força ao discurso de ódio. Este por sua vez, possui maior recorrência contra as mulheres e às pessoas que escapam à matriz heterossexual. Os conceitos centrais são: gênero, currículo, discurso, heteronormatividade, processos de subjetivação, poder-saber e diferença. Na perspectiva teórica adotada o currículo é compreendido como prática de significação que produz saberes, estabelece papeis, dita regras e ensina modos de ser. Entendido ainda como um artefato cultural, o currículo produz transformações e modificações, acionando processos de subjetivação em relações de poder desiguais. Os Estudos Culturais veem na mídia um papel educador, abrindo espaço para análises de currículos não escolares, como o aqui analisado, assim como para os estudos de gênero. Nesta pesquisa gênero e sexo são compreendidos como uma construção cultural a partir de uma matriz heterossexual. O gênero é performativo, é resultado fluido da prática reiterativa e citacional dos discursos que o nomeia. Em síntese, as análises empreendidas neste trabalho dão destaque aos efeitos da produção do gênero e do sexo ao serem nomeados, esquadrilhados e classificados pelo discurso de ódio divulgado no currículo investigado.
MESTRANDA: Silvana Soares Silva
ORIENTADORA: PROFª DRª Vandiner Ribeiro
BANCA:
PRESIDENTE: PROFª DRª Vandiner Ribeiro
MEMBRO INTERNO: PROFª Drª Rosana Baptista dos Santos
MEMBRO INTERNO SUPLENTE: PROFª Drª Socorro Lima Costa
MEMBRO EXTERNO: PROF DR Azemar dos Santos Soares (Universidade Federal de Campina Grande)
Data: 11/09/17
Hora: 14:00
Local: sala de webconferência EAD