Ensino de prosódia e dos atos diretivos de ordem e pedido para falantes estrangeiros de português brasileiro: análise de materiais didáticos

Titulo: Ensino de prosódia e dos atos diretivos de ordem e pedido para falantes estrangeiros de português brasileiro: análise de materiais didáticos

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar a abordagem do ensino de prosódia e, principalmente, dos atos diretivos de ordem e de pedido em português brasileiro (PB) nas atividades de quatro materiais didáticos (MD) de Português como Língua Estrangeira (PLE) utilizados em cursos de PLE no Núcleo de Línguas (NucLi) da UFVJM até o ano de 2016. O ensino da prosódia e dos atos de ordem e de pedido se fazem relevantes para falantes estrangeiros visto que são recursos que integram o sistema linguístico (SEARLE, 1981) e neles estão impressos traços culturais do PB (BODOLAY, 2009). Para que o alocutário diferencie um ato diretivo de ordem do de pedido é preciso que ele esteja atento às pistas prosódicas utilizadas pelo locutor, aos papéis sociais que ocupam no contexto de comunicação e outros recursos extralinguísticos que interferem na interpretação do enunciado. Assim sendo, tais recursos são totalmente exclusivos de uma língua, segundo Marcuschi (2001) e Cruz-Ferreira (2003), tornando essenciais para a comunicação de um falante estrangeiro. Para atender o objetivo central deste estudo, utilizamos como instrumento de coleta e análise a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). Como resultado principal verificamos que tanto a prosódia quanto os atos de ordem e de pedido são pouco explorados ou até ignorados. Quando há abordagem desses aspectos da língua falada os estilos de atividades dos MD não utilizam os recursos orais, fazendo o uso da escrita para ensinar oralidade.

Nome do Mestrando: Maressa Carneiro de Melo
Nome do Orientador: Dra. Adriana Nascimento Bodolay
Banca:
Presidente: Dra. Adriana Nascimento Bodolay
Membro Interno: Dr. Sandro Vinícius Sales dos Santos Vieira
Membro externo: Dra. Orlanda Miranda Santos (UFVJM/FIH- Letras-Português/Espanhol)
Membro externo: Ms. Henrique Rodrigues Leroy (UNILA)
Data: 13/09/2017
Hora: 14 horas
Local: Laboratório de Letras (LABLET)- FIH