Identidade racial negra nas políticas de currículo: tensões e desafios no processo de elaboração do Plano Municipal de Educação de Diamantina-MG

Título: Identidade racial negra nas políticas de currículo: tensões e desafios no processo de elaboração do Plano Municipal de Educação de Diamantina-MG.

Resumo: A Identidade racial negra tornou-se nas últimas décadas um tema de acentuada expressão, tanto em trabalhos de produção científica quanto no campo das discussões políticas. No que concerne à relação com as políticas de planejamento curricular no Brasil, a questão ganha corpo com a implementação Lei 10.639/2003, passando a compor um cenário de disputas, provocando reflexão e interesse de grupos na contínua afirmação de direitos específicos. Tais buscas por empoderamento e ocupação de lugares na sociedade, constituem matéria para o estabelecimento de novos estudos. Frente a isso, a questão central desta pesquisa foi investigar como a identidade racial negra foi incorporada no processo de elaboração do Plano Municipal de Educação de Diamantina-MG, 2015. Indicamos uma abordagem metodológica mista, quantitativa e qualitativa, integradas com como estratégia de pesquisa complementar. Propomos um arranjo de análise desenvolvido em três etapas, sendo revisão bibliográfica, coleta de dados e preparação do material e, apresentação dos resultados. Assentimos que o pós-colonialismo, determinante nas “relações de poder e formas de conhecimento que colocam o sujeito imperial europeu na sua posição atual de privilégio” (SILVA, 2014, p.127), como fenômeno presente em todas as instâncias sociais, reproduz no campo das políticas de planejamento curricular, formas de discriminação e exclusão da identidade racial negra.

Nome do Mestrando: Vanderson Ely Meira
Nome do Orientador: – Profª Dra. Regina Célia do Couto
Banca:
Presidente: – Profª. Dra. Regina Célia do Couto (UFVJM)
Membro Interno: – Profª. Dra. Denise da Silva Braga (UFVJM)
Membro externo: Prof. Dr. Leomar da Costa Eslabão (IFSUL/Pelotas-RS)
Data: 29 de agosto de 2017
Hora: 10 horas
Local: Laboratório de Pedagogia – FIH – Campus JK – UFVJM