Utilização de Média Móvel Exponencialmente Ponderada para detectar e corrigir os Estilos de Aprendizagem do estudante
Título: Utilização de Média Móvel Exponencialmente Ponderada para detectar e corrigir os Estilos de Aprendizagem do estudante
Resumo: Na modalidade de ensino a distância os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) são elementos fundamentais no processo de ensino e aprendizado, através da disponibilização de conteúdos e áreas de discussão e comunicação entre os atores do processo. Entretanto tais ambientes, na sua maioria, se caracterizam pelo fato de serem estáticos, abordando métodos pedagógicos genéricos através dos quais estudantes com caracterı́sticas e Estilos de Aprendizagem (EA) diferentes buscam o conhecimento. Dessa maneira é importante que seja levado em consideração esses EAs de cada estudante como forma de tornar o aprendizado mais eficaz. Questionários psicométricos na maioria das vezes são utilizados para que as caracterı́sticas de aprendizado do estudante sejam identificadas, porém nem sempre tais questionários apresentam resultados precisos quanto ao EAs de determinado estudante. Assim, faz-se necessária a utilização de outras técnicas de detecção para que o aprendizado do estudante seja o melhor possı́vel. Diante disso surge a necessidade de utilização de sistemas inteligentes que se adaptem às caracterı́sticas de aprendizagem do estudante, utilizando como pressupostos as experiências vivenciadas por ele e as análises estatı́sticas dessas experiências. Isso pode ser feito através de avaliações dos EAs apresentados pelo estudante, onde a partir dos resultados um novo modelo de aprendizagem do estudante é definido para que o conteúdo seja disponibilizado de acordo com esse modelo. Nesse intuito a presente abordagem objetivou identificar e corrigir os EAs do estudante por meio da utilização do conceito de Média Móvel Exponencialmente Ponderada no processo de decisão sobre a aplicação do reforço de maneira a ajustar o Modelo do Estudante (ME), de modo que os resultados obtidos, após a realização do teste estatı́stico não-paramétrico de Mann-Whitney, mostraram-se significativamente melhores do que os resultados apresentados por Dorça (2012), cujo trabalho foi referência para o desenvolvimento desta proposta.
Nome do Mestrando: Patrick Aurélio Luiz Ribeiro
Nome da Orientadora: Profa. Dra. Luciana Pereira de Assis
Nome do Coorientador: Prof. Dr. Alessandro Vivas Andrade
Banca:
Presidente: Profa. Dra. Luciana Pereira de Assis
Presidente: Profa. Dra. Luciana Pereira de Assis
Membro Interno: Prof. Dr. Alessandro Vivas Andrade
Membro Interno: Profa. Dra. Adriana Nascimento Bodolay
Membro Externo: Profa. Dra. Josiane Magalhães Teixeira (Departamento de Matemática e Estatística – FACET)
Data: 01/09/2017
Hora: 13:30
Local: Auditório do prédio de Sistemas de Informação/DECOM