Violência escolar, violência na escola: repercussões da violência no trabalho docente

Titulo:Violência escolar, violência na escola: repercussões da violência no trabalho docente

Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar as repercussões da violência no trabalho docente, bem como identificar as formas de violência manifestas no interior da escola e examinar como os professores a entendem e a retratam e quais estratégias estes têm utilizado no enfrentamento ao problema. Tendo como lócus de pesquisa uma escola pública da Rede Municipal de Belo Horizonte, optamos como metodologia a pesquisa predominantemente qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados a análise de documentos e as entrevistas semiestruturadas, cujos colaboradores foram dois professores, selecionados a partir da análise dos diários de bordo, as duas coordenadoras do terceiro ciclo, e as duas gestoras da escola. Os documentos que nos serviram para as análises foram os diários de bordo produzidos pela escola entre os meses de fevereiro e dezembro de 2016, referentes as sete (7) turmas dos anos finais do Ensino Fundamental, oitavos (8°) e nonos (9°) anos. A pesquisa justifica-se pela necessidade do debate acerca da violência e de como o tema tornou-se emergente nos diversos campos sociais, sobremaneira na escola. As mudanças que perpassam a sociedade trazem à instituição escolar novas atribuições ocasionadas, entre outros fatores, pela diversidade dos sujeitos que a ela têm acesso. Neste aspecto, o estudo que ora apresentamos reflete sobre os significados do termo violência associado às ocorrências registradas nos diários de bordo e as implicações desses eventos no trabalho docente. Ressaltamos que a partir das análises da parte objetiva constantes nos formulários foram encontrados dois mil e seiscentos e doze (2.612) registros nos quais constavam mais de seis mil (6.000) ocorrências que em sua maioria referem-se a situações que podem ser entendidas como indisciplinares. A partir da leitura e análise dos mil seiscentos e dois (1.602) relatos descritivos foi possível a constatação da ambiguidade no uso do termo brincadeira, que deixa subentendido comportamentos que envolvem pequenos furtos de materiais escolares e agressões físicas e verbais. No caso das agressões verbais estas são relatadas nas relações entre os alunos e destes para com os professores e demais funcionários da instituição.

Nome do Mestrando: – Cristina Braga dos Santos
Nome do Orientador: – Regina Célia do Couto
Banca:
Presidente: – Regina Célia do Couto
Membro Interno: – Maria Nailde Ramalho
Membro externo: – Simone Barreto Anadon – (FURG)

Data: 30/08/2017
Hora: 10 horas
Local:Laboratório da FIH