Política de Assistência Estudantil: um estudo sobre o programa bolsa permanência e os primeiros beneficiários indígenas e quilombolas no IFNMG – Campus Januária
Título: Política de Assistência Estudantil: um estudo sobre o programa bolsa permanência e os primeiros beneficiários indígenas e quilombolas no IFNMG – Campus Januária
Resumo: O Brasil, constituído historicamente por desigualdades sociais e raciais, tem passado recentemente por um processo de formulação de políticas públicas com o objetivo de minimizá-las. As lacunas que integram a viabilidade de acesso às condições igualitárias entre os brasileiros ainda persistem com características não mutáveis que se condicionam ao gênero, etnia e/ou situação social que por sua vez influenciam no acesso aos direitos e integração social. É nesse contexto que emergem as ações governamentais de caráter inclusivo, com proposições abarcadas pela necessidade de igualdade ao acesso de direitos e democratização de oportunidades. Na Educação, em especial no Ensino Superior, a aplicação de ações afirmativas tem fortalecido a expansão de oportunidades àqueles segmentos outrora excluídos. Dessa forma, os estudantes negros, indígenas e os oriundos do sistema público de ensino têm, atualmente e, mediante a instituição de sistemas especiais de ingresso e permanência, conseguido concluir uma graduação com êxito. Nessa perspectiva, o presente estudo se propôs a discutir e a investigar a Política de Assistência Estudantil, sob a ótica do Programa Bolsa Permanência do Governo Federal para o público indígena e quilombola do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Januária, na medida em que se configura como importante mecanismo para combate às desigualdades sociais, e ainda se despontar como um instrumento necessário para que de fato aconteça a democratização do acesso e a permanência desses jovens no ensino superior público federal. Pretende-se ao final, inteirar-se, com maior amplitude, da relação que se estabelece entre o Programa, os indígenas e quilombolas beneficiários e a instituição, adentrando a questão da percepção que o sujeito fim dessa ação possui de si mesmo e do Programa como facilitador e promotor de sua permanência nas graduações ofertadas peloCampus. A metodologia escolhida para guiar a discussão e a obtenção dos dados desta pesquisa considera uma perspectiva exploratória com enfoque na abordagem quanti-qualitativa, sendo a aplicação de um questionário eletrônico o principal método de coleta. A apresentação dos resultados será conduzida por meio de gráficos, tabelas e quadros comentados individualmente. Além disso, realizar-se-á uma análise qualitativa das informações, buscando compreender os elementos que extrapolam a uma lógica objetiva contida nas respostas obtidas.
Nome do Mestrando: Warley Anderson Mota dos Santos
Nome do Orientador: Profª Dra. Keila Auxiliadora de Carvalho
Presidente da Banca: Profª Dra. Keila Auxiliadora de Carvalho
Membro Interno: Prof. Dr. Leonardo Santos Neves
Membro externo: Prof. Ms. Luiz Fernando Rodrigues Lopes (FIH/UFVJM – História)
Data: 29/08/2017
Hora: 16:00h
Local: FIH – Laboratório de História
Hora: 16:00h
Local: FIH – Laboratório de História