AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO E A INTERFACE COM O CURRÍCULO DE UM CURSO DE UMA INSTITUIÇÃO TECNOLÓGICA

Titulo: AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO E A INTERFACE COM O CURRÍCULO DE UM CURSO DE UMA INSTITUIÇÃO TECNOLÓGICA
Resumo: Ao longo da trajetória da educação profissional no Brasil, percebe-se grande influência da organização econômica nos rumos traçados para esse tipo de ensino. No decorrer de sua história a educação profissional esteve ainda marcada pelo dualismo entre a formação para o mercado de trabalho e a preparação do sujeito para atuar efetivamente na sociedade. No entanto, o contexto atual busca romper com esse dualismo e estimular uma educação profissional integral, que forma o sujeito com bases científicas, humanas, sociais, políticas e culturais. Neste sentido, em 2004 com a criação do Decreto nº. 5.154o ensino profissional deixa de ser concebido como um instrumento de adestramento de mão de obra para o mercado de trabalho e passa a ser entendido como meio para uma formação humana em sua totalidade.Para acompanhar essas mudanças nas concepções da educação profissional em 2008 o governo Federal, por meio da Lei nº 11.892institui os Institutos Federais de Educação que assumem o grande desafio de construir uma educação que atenda não somente as necessidades do mercado de trabalho, mas também estimule a cidadania, a criticidade, o uso das tecnologias em benefício da sociedade local e a democratização do conhecimento em todas as suas nuances. Esta nova fase de democratização da educação profissional e tecnológica integra ciência, tecnologia e cultura para o enriquecimento da formação do aluno com vistas a transformação social e a construção da cidadania. Para alcançar esses objetivos a construção do currículo deve ser coerente com a proposta de formar um cidadão crítico, ativo e consciente do uso e da criação das potencialidades da tecnologia na sociedade. Isso significa que ao selecionar os conhecimentos a serem discutidos deve ser claramente traçado as potencialidades da tecnologia para a educação e seu consequente impacto no currículo escolar. Diante do exposto, torna-se importante uma investigação científica que analise como as tecnologias digitais integram o currículo do Curso de Informática, integrado ao Ensino Médio, no Instituto Federal de Educação do Norte de Minas Gerais – IFNMG numa visão formadora do aluno. A pesquisa tem como objetivo geral identificar se no Curso de Informática, integrado ao Ensino Médio, do IFNMG as tecnologias digitais são apresentadas e tratadas no currículo. A metodologia escolhida, para esta pesquisa qualitativa, é análise documental de documentos legais, curriculares e metodológicos do curso, aplicação de questionários para alunos e entrevista com docentes e profissionais do apoio pedagógico. A discussão e interpretação dos dados coletados serão por meio da análise de conteúdo. Assim, será possível refletir, questionar e dialogar com as questões propostas a fim de que se percebam pontos que interferem no ensino da sociedade contemporânea, deixando algumas reflexões para o crescimento da instituição.
Nome do Mestrando: Cecília Godinho Batista
Nome do Orientador: Dr. Paulo César de Resende Andrade
Banca:
Presidente: Prof. Dr. Paulo César de Resende Andrade
Membro Interno: Prof. Dr. Mara Lúcia Ramalho
Membro externo: Mestre Everton Luiz de Paula
Data: 11/08/17
Hora: 09:00
Local: Auditório 253 do ICT