ARTIGO PUBLICADO NA REVISTA VOZES nº 11 – Vol. VI- 05/2017:
Titulo do trabalho: “Os egressos titulados pelos programas de pós-graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri: Trajetória e inserção profissional”
Resumo: O presente artigo é resultado da pesquisa realizada no programa de pósgraduação em Educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e teve como objetivo principal analisar a inserção dos egressos dos programas de pós-graduação da universidade no mercado profissional, bem como suas trajetórias e percepções. Os autores Velloso (2003), Ortigoza, Poltronieri e Machado (2012), Linch, Ribeiro e Guido(2013) e Balbachevsky (2014), que relacionam os temas educação e egressos, nortearam o presente estudo. Para viabilizar o desenvolvimento desta pesquisa, propus a realizar um estudo de caso, com metodologia descritiva e exploratória, com enfoque qualitativo, por meio de estudo bibliográfico e a aplicação de questionário. Como fonte de coleta de dados, utilizei os registros oficiais da universidade referentes aos discentes em questão e, num segundo momento, apliquei questionário on-line. Mapeei a inserção dos egressos no mercado de trabalho e possíveis lacunas na sua formação acadêmica. Os resultados dessa pesquisa foram apresentados em gráficos, e mostram que os egressos dos programas encontram-se inseridos principalmente no setor público e que a UFVJM cumpre seu papel como agente formador de profissionais prontos a serem inseridos no mercado profissional, não só nas regiões nas quais se encontra inseridas, mas em outros estados do Brasil e até no exterior.
Autores:
Virgínia Geralda Batista
Maria Nailde Martins Ramalho