Práticas docentes nos Cursos de Administração do Vale do Mucuri 2006 a 2015.

Titulo: Práticas docentes nos Cursos de Administração do Vale do Mucuri 2006 a 2015.

Resumo: O ensino superior no Brasil passa desde a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em 1996 por grandes mudanças, como o aumento nos números de cursos e Instituições de Ensino Superior – IES. Segundo os dados do último Censo da Educação Superior em 2012, realizado pelo INEP, são mais 2.400 IES em todo Brasil. O curso de Administração é um exemplo dessa expansão, pois passou de 31 em 1960 para 1.546 IES que oferecem o curso de Administração em 2012, tendo no estado de Minas Gerais 204 dessas. Cresce também o cuidado com o processo ensino-aprendizagem e a avaliação do discente. É na escola que todos os aspectos do ser humano se socializam e quem conduz esse processo é o professor. A inovação na prática de ensino e de avaliação da aprendizagem está no compartilhamento com o aluno, tornando-o, além de sujeito principal na apropriação dos saberes da profissão, também um parceiro na construção do conhecimento. O objetivo desse trabalho foi identificar e analisar as práticas docentes dos professores dos cursos de Administração do Vale do Mucuri entre 2006 e 2015, e sua correlação com sua formação profissional. Quanto à metodologia, a pesquisa teve abordagem quali-quantitativa, quanto aos objetivos foi descritiva e explicativa. Foi aplicado um questionário online com questões fechadas de múltipla escolha aos administradores que atuam como docentes em disciplinas do núcleo profissionalizante dos cursos presenciais em Administração do Vale do Mucuri. Ficou constatado que os mesmos apresentam três características importantes: não exercem a docência superior exclusivamente; sinalizaram que criam seu material didático; e procuram construir seu próprio conhecimento. Utilizam da aula expositiva para explanação do conteúdo, com apoio de slides de própria autoria. Realizam a avaliação da aprendizagem do discente através de provas escritas e trabalhos individuais e em grupo. Concluímos com a pesquisa que as práticas docentes nos cursos de Administração do Vale do Mucuri não têm correlação com perfil do professor, seja nos aspectos: formação, tempo de docência ou tipo de instituição que trabalha. Palavras chave: Ensino superior. Práticas docentes. Ensino em Administração. Avaliação da aprendizagem.

Tipo de defesa: Defesa de Dissertação

Nome do Mestrando: Cristhiane Rodrigues Soares Leão
Nome do Orientador: Dr. Amédis Germano dos Santos – UFVJM – Campus Mucuri – amedis.germano@ufvjm.edu.br
Banca: Presidente – Dr. Amédis Germano dos Santos – UFVJM – Campus Mucuri – amedis.germano@ufvjm.edu.br
Membro Interno – Dr. Antônio de Pádua Magalhães – UFVJM – Campus Mucuri – toninho.ufvjm@gmail.com
Membro externo – Dr. Antônio Carlos Victos Amaral – UNEC – Caratinga/MG – antoniocvamaral@hotmail.com
Data: 31/10/2016
Hora: 18:00
Local: Sala 309 – Prédio de Aulas (Bloco Verde) – Campus Mucuri