PRATICAS CURRICULARES E POSIÇÕES DE SUJEITO DEMANDADAS EM UM CONTEXTO DE ABRIGO
Título: PRATICAS CURRICULARES E POSIÇÕES DE SUJEITO DEMANDADAS EM UM CONTEXTO DE ABRIGO
Resumo
Esta dissertação analisa como o discurso do acolhimento à criança e ao adolescente abandonadx está divulgado nas práticas curriculares de uma instituição de acolhimento, evidenciando as posições de sujeito demandadas. A metodologia inspira-se na análise do discurso Foucaultiana e elementos da etnografia tais como: observação em diário de campo, conversas informais e entrevista semiestruturada. O argumento central desenvolvido é o de que há no discurso do acolhimento uma reiteração do discurso assistencialista que coloca x usuárix do abrigo pesquisado na condição de favorecidx e não de sujeito de direitos ao uso do serviço público. A recorrência do discurso assistencialista traduz relações de poder, sobretudo, de controle do risco social. Desse modo, os processos de subjetivação nas práticas curriculares enquanto local de produção e criação de significados sociais demarcam especialmente as posições de sujeito menor abandonadx, coitadinhx e delinquente. Entretanto, como essas relações são sempre móveis, há resistências provocadas pelo vínculo afetivo da relação educadorx/abrigadx de maneira que há também no discurso do acolhimento evidências de resistência representada no discurso da justiça social que disponibiliza a posição de sujeito de direitos. Assim sendo, as práticas curriculares enquanto local de produção e criação de significados sociais demarcam diversas posições de sujeito demandando condutas, modos de ser, de pensar e de agir no espaço institucional de acolhimento investigado.
Tipo de Defesa: Qualificação
Nome do Discente: Milton Chaves dos Santos Junior
Nome da Orientadora: Vândiner Ribeiro
Banca: Prof. Alexandre da Silva Aguiar (Departamento de Práticas Educacionais e Currículo/UFRN), Prof. Ivana Carneiro Almeida (PPGED/UFVJM)
Data: 05/09/16 – segunda-feira
Local: UFVJM – Campus Mucuri (sala de videoconferência) com transmissão em Diamantina (sala do CONSU) e UFRN (Centro de Educação – sala de multimeios 1)
Horário: 14 horas