Profissão Docente: uma análise do processo de formação dos professores dos anos iniciais da rede municipal de educação de diamantina – MG
TÍTULO: Profissão Docente: uma análise do processo de formação dos professores dos anos iniciais da rede municipal de educação de diamantina – MG.
RESUMO: A presente pesquisa teve como objetivo compreender como os professores da rede municipal de educação de Diamantina aprenderam a ensinar. O questionamento surgiu a partir do acompanhamento da prática pedagógica de professores atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental, no período de 2011 a 2012, através de um Programa de Intervenção Pedagógica desenvolvido na referida rede de educação. Considerando o objetivo fez-se a opção por uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, realizada com quatro professores que atuam em escolas urbanas e rurais da Secretaria Municipal de Educação de Diamantina – MG. As fontes utilizadas para coleta de dados foram a revisão bibliográfica, a entrevista e a observação da prática pedagógica dos professores. Os dados foram analisados à luz das contribuições teóricas de Nóvoa (1992), Pimenta (1996), Tardif (2010), dentre outros que discutem formação de professores e o desenvolvimento da prática pedagógica. Na perspectiva de compreender o problema proposto, organizamos assim o trabalho: realização de um breve diálogo com a literatura, situando o tema em questão; apresentação do caminho percorrido com base nas opções metodológicas; caracterização dos sujeitos e espaços pesquisados; apresentação e análise dos dados da investigação e, por fim, exposição de uma síntese do resultado das entrevistas e uma tradução das observações. Os resultados apontam que o processo de formação dos professores pesquisados é permeado por diversos elementos constitutivos, como os cursos de formação inicial e continuada, de especialização e aperfeiçoamento, mas sobretudo pela singularidade das práticas desenvolvidas em diferentes contextos e pelos saberes experienciais construídos nesse percurso.
Palavras-chave: Formação profissional. Saberes docentes. Professor reflexivo.
Nome do Mestrando: Graciana Santos Leal Pires
Nome do Orientador: Prof. Drª Maria Nailde Martins Ramanlho – UFVJM
Banca
Presidente: Prof. Drª Maria Nailde Martins Ramanlho – UFVJM
Membro Interno: Prof. Drª Regina Célia Couto – UFVJM
Membro Externo: Prof. Drª Emília Murta Moraes – UNIMONTES
Membro Interno Suplente: Prof. Dr. Leonardo Santos Neves – UFVJM
Membro Externo Suplente: Prof. Me. Leonardo Aparecida Soares – SRE
Horário: 9:30
Data: 07/11/17
Local: CAMPUS II – Auditório do Prédio de Sistemas de Informação – sala 34