ENSINO MÉDIO INTEGRADO: Desafios da Articulação com a Educação Profissional
Titulo: ENSINO MÉDIO INTEGRADO: Desafios da Articulação com a Educação Profissional
Resumo: A dualidade instalada na educação brasileira tem provocado discussões sobre os rumos do ensino no Brasil, em particular, no ensino médio articulado à Educação Profissional (EP). Foco de maior expressão desse dualismo estrutural, esse nível de ensino guarda grandes evidências de contradição entre formação propedêutica e preparação para o trabalho. Para superar essa cisão surgiram vários debates sobre a integração entre a formação geral e a formação específica. Contra esse dualismo, essa discussão busca a base unitária e a formação “politécnica” em oposição à formação especializada. Isso desencadeou embates por reformas na educação profissional de nível médio culminando com a aprovação do Decreto 5.154/04, que privilegiou a formação integrada e substituiu a formação fragmentada posta pelo Decreto 2.208/97. Diante desse embate é que o Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio (TA), ofertado pelo Instituto Federal de Minas Gerais no Câmpus São João Evangelista (IFMG/SJE), torna-se foco dessa investigação. A pesquisa objetiva analisar os desafios da articulação entre a formação geral e a formação específica no interior do curso TA, a partir de seus PPCs e da memória de gestores e professores, levantada por meio de entrevista em História Oral. Envolvendo diferentes tipos de fontes, a primeira abordagem discute o processo de implantação do ensino médio integrado por meio dos PPCs do curso TA entre 2005 e 2014, a partir das orientações do Decreto 5.154/2004 e suas alterações. A segunda aborda os desafios da integração entre o ensino médio e o ensino técnico na visão de alguns profissionais envolvidos com a educação profissional no câmpus SJE. A pesquisa será dividida em três capítulos: o primeiro aborda as políticas públicas educacionais a partir de 1990 e seus impactos no EM e na EP, utilizando-se da metodologia da análise bibliográfica; o segundo apresenta a implantação e expansão do ensino agrícola em São João Evangelista e analisa os PPCs do curso TA a partir da análise de conteúdo dos documentos oficiais; e o último capítulo aborda a memória de sete servidores (4 gestores e 3 professores) envolvidos com o curso utilizando-se da metodologia da História Oral para analisar os desafios da implantação do Ensino Médio Integrado à EP na perspectiva das políticas públicas educacionais. Portanto, discute-se os objetivos e o status da EP no IFMG/SJE, dentro da “dualidade perversa” que perpassa o sistema educacional no Brasil.
Palavras-chave: Políticas públicas, Ensino médio integrado, Educação profissional, Técnico em Agropecuária, Projeto pedagógico de curso.
Nome do Mestrando: Elias Pedro Rosa
Nome do Orientador: Dra. Keila Auxiliadora de Carvalho (UFVJM)
Banca
Presidente: Dra. Keila Auxiliadora de Carvalho (UFVJM)
Membro Interno: Dra. Regina Célia do Couto (UFVJM)
Membro Externo: Dra. Dayse Lucide Santos (IFNMG)
Data: 09/11/2017
Hora: 15h00
Local: Laboratório de História – FIH