Aplicação de ferramentas das TIC como auxiliar na aprendizagem significativa do cálculo no curso de engenharia

Título: Aplicação de ferramentas das TIC como auxiliar na aprendizagem significativa do cálculo no curso de engenharia.

Resumo: O processo ensino-aprendizagem do Cálculo na Engenharia tem apresentado lacunas, e as exigências para a sua concretização de forma aceitável, por meio de aprendizagem significativa, são impostas pela sociedade da informação que tem requerido da Educação quebras de paradigmas e adequação à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) com a inserção de suas ferramentas nos processos educacionais, pois, o momento atual tem refletido, cada vez mais os avanços tecnológicos e a acessibilidade ao conhecimento de técnicas para o seu domínio, que tem transformado a sociedade e o mundo. Considerando os aspectos educacionais e tecnológicos, e, percebendo a relação das Tecnologias com a Educação, em especial, com a Engenharia de Produção, esta investigação objetivou, de forma geral, aplicar ferramentas das TIC como auxiliar na aprendizagem significativa do Cálculo no curso de Engenharia de Produção da UNIPAC/GV. Para este fim, este estudo adotou o método qualitativo de pesquisa exploratória, observacional não estruturada e participante. A observação foi realizada no cotidiano de sala de aula do pesquisador, em suas experiências de trabalho como professor das disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, no curso de Engenharia de Produção da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Governador Valadares – UNIPAC/GV, mais precisamente durante o segundo semestre de 2016. Os estudos teóricos apresentam concepções e relações que envolvem o processo ensino-aprendizagem do Cálculo, a Educação e as TIC com suas ferramentas. Os resultados mostram as conclusões quanto às reações, posturas e atitudes dos alunos observados no contexto de inserção das TIC neste processo educacional desenvolvido em sala de aula, baseadas nos seus relatos e nos seus resultados nas avaliações.

Nome do Mestrando: Walice Soares Rodrigues
Nome do Orientador: Prof. Dr. Antônio de Pádua Magalhães
Banca
Presidente: Prof. Dr. Antônio de Pádua Magalhães (UFVJM)
Membro Interno: Prof. Dr. Amédir Germano dos Santos (UFVJM)
Membro externo ao Programa: Prof. Dr. Lucelindo Dias Ferreira Júnior (UFVJM)
Membro interno suplente: Prof. Msc. Simão Pereira da Silva (UFVJM)
Membro externo suplente: Prof. Dr. Antônio Carlos Victor Amaral (UNEC)
Data: 07/11/2017
Horário: 08:00
Local: Sala de Reuniões – 20 Andar – Prédio do ICET