ENSINO MÉDIO INTEGRADO: Desafios da Articulação com a Educação Profissional no IFMG/SJE
Titulo: ENSINO MÉDIO INTEGRADO: Desafios da Articulação com a Educação Profissional no IFMG/SJE
Resumo: A dualidade instalada na educação brasileira tem provocado discussões sobre os rumos do ensino no Brasil, em particular, no ensino médio articulado à Educação Profissional. Foco de maior expressão desse dualismo estrutural, esse nível de ensino guarda grandes evidências de contradição entre a formação geral e a preparação para o trabalho. Contra essa dualidade reinventada pela Medida Provisória nº 746 e transformada na Lei nº 13.415/17 que institui o ensino médio integral, a presente pesquisa retoma o debate sobre a articulação entre a formação geral e a formação específica no sistema educacional a partir dos contornos críticos que ela tem ganhado na última década entre educadores e intelectuais brasileiros. Debates por reformas na educação profissional de nível médio que culminaram com a instituição do Ensino Médio Integrado pelo Decreto nº 5.154/04, em substituição à formação fragmentada posta pelo Decreto 2.208/97. Diante desse embate é que o Curso Técnico em Agropecuária ofertado pelo Instituto Federal de Minas Gerais no Campus São João Evangelista, tornou-se foco dessa pesquisa. Em sua natureza qualitativa, a pesquisa utiliza-se das fontes documental e oral com o objetivo de analisar os desafios da articulação entre a formação geral e a formação específica no interior desse curso entre 2005 e 2014. Na contramão da Lei nº 13.415/17 que mantém a hierarquia entre as disciplinas e prevê a ampliação gradativa da carga horária para fomentar o novo ensino médio em tempo integral, essa pesquisa conclui pela necessidade de reestruturação da relação entre as disciplinas e a redução de suas cargas horárias para possibilitar a implementação do ensino médio integrado no curso pesquisado. Conclui-se que, para dar fim à dualidade estrutural entre educação básica e educação profissional, a implementação do ensino médio integrado não se resume apenas à questão legal e epistemológica, mas, sobretudo em uma questão atitudinal dos principais atores sociais envolvidos com o curso.
Palavras-chave: Políticas públicas, Ensino médio integrado, Educação profissional, Técnico em Agropecuária, Projeto pedagógico de curso.
Nome do Mestrando: Elias Pedro Rosa
Nome do Orientador: Dra. Keila Auxiliadora de Carvalho (UFVJM)
Banca
Presidente: Dra. Keila Auxiliadora de Carvalho (UFVJM)
Membro Interno: Ms. Luiz Fernando Rodrigues Lopes (UFVJM)
Membro Externo: Dra. Dayse Lúcide Santos (IFNMG)
Data: 15/12/2017
Hora: 09h00
Local: Campus 1 – Prédio II – Sala 5