A GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL EM VITÓRIA-ES: uma reflexão a partir da gestão colegiada
TÍTULO: A GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL EM VITÓRIA-ES: uma reflexão a partir da gestão colegiada
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo identificar a materialidade da gestão democrática na gestão colegiada de algumas EMEFs em Vitória, no Estado do Espírito Santo a partir da análise de conteúdo. Na perspectiva de atender a esse objetivo é aplicada a metodologia de abordagem qualitativa, entrevistas abertas semiestruturadas, totalizando 18 questões, aplicadas aos titulares dos Conselhos de Escola (CEs) em quatro EMEFs, com técnica de análise de conteúdo, baseada em Bardin (2011). Caracterizou-se a gestão escolar, a gestão democrática (GD) no contexto escolar e um pouco sobre os aspectos legais. Foi descrito sobre os mecanismos da GD, tais como: a eleição e atuação do CE, a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico (PPP) e a Eleição direta para o diretor de escola. A partir dos dados das entrevistas com os CEs da gestão 2016-2019, os entrevistados apontaram para a importância da GD nas escolas públicas do Município e o reconhecimento dos sujeitos na gestão colegiada. Algumas palavras significativas remeteram ao princípio da GD: participação, fortalecimento, interesses da comunidade escolar, compartilhada, conversa, opiniões, sugestões, críticas, entre outras. Além disso, foi identificada a importância de mais investimento na educação para a melhoria do processo educativo e da infraestrutura das unidades de ensino (UE). A continuidade das eleições de conselheiros e de diretores escolares para o fortalecimento da GD. Foram elencados os pontos positivos e negativos, os desafios e os avanços enfrentados pelas EMEFs pesquisadas referentes aos mecanismos de GD. Na análise de Bardin (2011) o processo de estatística simples demonstrou a relação direta de 1-Conselho, 2-Participar e 3-Gestão Democrática, totalizando o percentual de 40,41% das frequências. De modo que é possível interpretar que o mecanismo que mais representa a GD nas unidades de ensino pesquisadas é o CE nas EMEFs. De fato, o CE é o órgão colegiado que deve gerir a escola. Palavras-chave: Gestão Democrática. Participação. Conselho de Escola.
Nome da Mestranda: Marilene Coutinho de Souza Gonçalves
Nome da Orientadora: Prof. Drª Lilian Simone Godoy Fonseca – UFVJM
Banca
Presidente: Prof. Drª Lilian Simone Godoy Fonseca – UFVJM
Membro Interno: Prof. Drª Geruza de Fátima Tomé Sabino – UFVJM
Membro Externo: Prof. Drª Josélia Barroso Queiroz Lima – UFVJM
Membro Interno Suplente: Prof. Drº Flávio César Freitas Vieira – UFVJM
Membro Externo Suplente: Prof. Drª Thamar Kalil de Campos Alves – FIH
Horário: 14h
Data: 23/11/2017 (5ª feira)
Local: CAMPUS II – Sala 34 do Departamento de Computação (DECOM)