Políticas Públicas em Educação e Saúde: Uma avaliação da implantação do Programa Mais Médicos a partir do Curso de Medicina da UFVJM – Campus Mucuri, Minas Gerais, no período de 2013 a 2016
Título: Políticas Públicas em Educação e Saúde: Uma avaliação da implantação do Programa Mais Médicos a partir do Curso de Medicina da UFVJM – Campus Mucuri, Minas Gerais, no período de 2013 a 2016.
Resumo: As políticas públicas implementadas pelos governos em uma sociedade, são ações ou regras que influenciam diretamente a vida de todos os cidadãos. Depois de desenhadas, transformam-se em planos, projetos ou programas que modificarão e ordenarão áreas importantes da sociedade como a saúde e educação. Historicamente no Brasil, as tentativas de construção de políticas públicas de amplo acesso a serviços essenciais, foram fragmentadas e frágeis. O ordenamento e sistematização das políticas públicas só se tornou mais evidente após a Constituição de 1988, que determinava ao Estado o dever de prover direitos individuais e coletivos, inalienáveis, como à educação e saúde. Em 2013, criou-se o Programa Mais Médicos, política pública de saúde e educação cujos eixos principais buscavam o provimento de médicos para a Atenção Básica; mudanças e ampliação no ensino médico e melhoras nas estruturas físicas das Unidades de Saúde do país. O Programa Mais Médicos, além da garantia de assistência médica com o provimento emergencial para áreas remotas como o Nordeste de Minas Gerias, viabilizou a criação de duas novas escolas médicas na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, sendo uma no campus de Diamantina e outra no campus Mucuri, em Teófilo Otoni/MG. Neste contexto, o trabalho realizado tem como objetivo geral, registrar a influência do Programa Mais Médicos como política de saúde e educação no Vale do Mucuri, no período de 2013 a 2016, a partir da implantação do Curso de Medicina da UFVJM – Campus do Mucuri. Buscou-se investigar o surgimento e o desenvolvimento das políticas públicas de saúde e educação no Brasil além de analisar o Programa Mais Médicos e sua relação com as políticas de saúde e educação. Realizou-se também uma avaliação das estratégias utilizadas pelo Curso de Medicina do Mucuri para corresponder aos objetivos educacionais, contidos na Lei 12.871/2013 que institui o Programa Mais Médicos, no período de 2013 a 2016. Em termos metodológicos o estudo é, descritivo, de natureza exploratória, uma vez que busca observar, conhecer e relatar a experiência de uma política pública na região do Vale do Mucuri. Utiliza-se da análise documental além do levantamento bibliográfico, que determina os contextos atuais sobre o Programa e tem uma abordagem qualitativa. Em três anos de funcionamento, a Faculdade de Medicina do Mucuri já contava com aproximadamente 180 alunos. O curso possui entrada semestral de 30 vagas e currículo modular, baseado em metodologias ativas de aprendizagem, voltado para a formação de um profissional generalista, com foco em medicina rural e perfil humanista. A partir da análise das atividades acadêmicas desenvolvidas pelo curso de Medicina, através de metodologias inovadoras, nas comunidades do município de Teófilo Otoni, é possível avaliar a influência do Programa Mais Médicos enquanto política de educação e saúde, destacando a capacidade transformadora do ensino superior em regiões remotas e de alta vulnerabilidade social como o Vale do Mucuri.
Nome da Mestranda: Vânia Soares de Oliveira e Almeida Pinto
Nome do Orientador: Prof. Dr. Cláudio Eduardo Rodrigues
Banca
Presidente: Prof. Dr. Cláudio Eduardo Rodrigues
Membro Interno: Prof. Dr. Luiz Henrique Aparecido Silvestre
Membro Externo: Prof.ª Dr.ª Ivana Carneiro Almeida
Suplente Externo: Prof. Dr. Patrick Wander Endlich
Data: 27/11/2017
Hora: 14h
Local: UFVJM, Campus Mucuri. Sala 13 – UAITEC.