A EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS NO PERÍODO DE 2012 A 2015

Titulo: A EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS NO PERÍODO DE 2012 A 2015.

Resumo: O orçamento público é um instrumento de planejamento que estima as receitas a serem arrecadadas, fixa as despesas a serem realizadas, e objetiva a efetividade e economicidade na qualidade dos serviços prestados à sociedade. Sua execução, objeto em estudo, representa o cumprimento anual dos objetivos e metas determinados para a instituição pública no processo de planejamento integrado e demanda a mobilização de recursos humanos, materiais e financeiros. Desta forma, este trabalho foi realizado com o objetivo de analisar o desempenho da execução orçamentária do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG no período de 2012 a 2015. Buscou-se analisar o desempenho das receitas e das despesas deste Instituto; descrever o perfil orçamentário das suas despesas executadas e converter os resultados dos seus balanços públicos em indicadores contábeis de análise. Em termos metodológicos a pesquisa quanto aos fins caracteriza-se como exploratória e descritiva; quanto aos meios, como bibliográfica e documental com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados utilizando-se de consultas ao SIAFI – Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal e ao SIOPI – Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento, e os Relatórios de Gestão. Os resultados demonstram que as despesas com pessoal e encargos sociais são as que têm maiores participações no orçamento anual da Instituição, seguida das despesas de custeio e por último, os investimentos que são inexpressíveis em relação ao total do orçamento anual. Além disso, os programas mais significativos no orçamento da Instituição são: Educação Profissional e Tecnológica e o Programa de Gestão e Manutenção. A partir da análise das demonstrações contábeis foi possível confrontar informações e elementos patrimoniais da realidade orçamentária, financeira e patrimonial, fatores esses importantes para a melhoria das ações de planejamento, execução e acompanhamento para a tomada de decisões.

ORIENTANDA: Marluce Braz Duarte
ORIENTADOR: Prof. M.Sc. Simão Pereira da Silva
BANCA
PRESIDENTE: Prof. M.Sc. Simão Pereira da Silva
MEMBRO INTERNO Dsc. Antônio de Pádua Magalhães
MEMBRO EXTERNO: Dsc. Geórgia Fernandes Barros

Dia: 17-11-2017
Horário: 15:00
Local: UFVJM- Campus Mucuri, Mini Auditório1.