O desenvolvimento da Identidade Profissional do futuro professor: histórias de vida de licenciandos em matemática da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes/Campus Montes Claros)

Título: O desenvolvimento da Identidade Profissional do futuro professor: histórias de vida de licenciandos em matemática da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes/Campus Montes Claros)

Resumo: As questões que envolvem o professor e sua formação tem se apresentado cada vez mais presentes nos debates e fóruns educacionais no cenário nacional e internacional. Muito se tem discutido sobre as temáticas relativas à formação e ao desenvolvimento profissional do professor na concepção de continuidade. No entanto, pesquisas recentes (DE PAULA e CYRINO, 2017) apontam para a importância de se realizar estudos sobre a temática identidade profissional do professor que ensina Matemática em nosso país. O presente estudo, tem como sujeitos os licenciandos do oitavo período do curso de licenciatura em Matemática da Unimontes/Campus Montes Claros-MG e tem como objetivo investigar o desenvolvimento da identidade profissional de futuros professores, levando em conta as suas histórias de vida, suas motivações para as escolhas profissionais, suas concepções acerca da profissão, e as percepções acerca das práticas formativas do curso, por eles consideradas significativas para o ‘tornar-se professor’. Por tratar-se do universo de significados, ligados à subjetividade dos sujeitos, optei por realizar uma pesquisa qualitativa, de cunho interpretativo. Os dados foram produzidos a partir de narrativas autobiográficas, via memorial de formação e entrevistas semiestruturadas, sobre as “histórias de vida” relativas aos percursos de formação (educação básica e superior). Busco nas narrativas dos licenciandos, indícios de constituição de identidade ao longo do curso, procurando compreender como eles vão se constituindo professores, frente aos atos de pertença e os de atribuição, a partir das suas histórias de vida, das suas concepções acerca da profissão e da prática docente, das motivações para a profissão, e das experiências do curso e do estágio supervisionado; e ainda, quais aspectos eles apontam como fundamentais para a sua formação docente, a partir das suas experiências de formação, proporcionadas pela proposta curricular do curso de licenciatura em Matemática da Unimontes/campus Montes Claros-MG.

Nome do Mestranda: Marineide Almeida Rocha
Nome do Orientadora: Dra. Adriana Assis Ferreira – UFVJM
Banca
Presidente – Dra. Adriana Assis Ferreira – UFVJM
Membro Interno – Drª Maria Nailde Martins Ramalho – UFVJM
Membro Interno – Drª Mara Lúcia Ramalho – UFVJM
Membro externo ao Programa – Drª. Maria Imaculada Marcennes Gonçalves – UEMG

Data: 09/11/2017
Hora: 14 horas
Local: Auditório 34 Prédio Sistemas de Informação