O perfil do aluno cotista negro do IFNMG Campus Januária no curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio

Titulo: O perfil do aluno cotista negro do IFNMG Campus Januária no curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio

Resumo: A política afirmativa de cotas, ou reserva de vagas, é considerada uma das mais importantes conquistas dos brasileiros nos últimos anos, dada seu caráter de amadurecimento rumo a um futuro democrático e de igualdade para todos. Diante de reflexões sobre a finalidade desta política de ação afirmativa, sobretudo dos impactos advindos desta lei, é que surgiu o interesse em analisar o perfil do aluno cotista negro, oriundo de escola pública no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG – Campus Januária). A relevância do estudo pode ser percebida por sua atualidade, considerando que a política de cotas tem se revelado um tema polêmico e de grande repercussão social. Esse trabalho justifica-se em razão de possibilitar uma análise acerca dos reflexos que a política de cotas pode proporcionar à vida dos estudantes negros do curso Técnico em Agropecuária do IFNMG – Campus Januária. Objetivou-se por meio do estudo proposto, delinear o perfil social e a trajetória deste aluno cotista negro, oriundo de escola pública, bem como desenvolver uma análise da política de ação afirmativa para o negro, incorporando a política de cotas como uma medida reparatória, compensatória e/ou preventiva que busca corrigir uma situação de discriminação e desigualdade infringida a este grupo. Busca-se ainda discutir os impactos da política de cotas no ingresso desses alunos, após implantação da Lei nº 12.711/12. A metodologia utilizada para a obtenção dos resultados deste trabalho é marcadamente qualitativa, tendo sido escolhido como método principal a pesquisa oral através de entrevistas semiestruturadas. A pesquisa permitiu depreender uma análise institucional da política de cotas focada nos aspectos de implantação, processos de releituras e operacionalização da lei. Além disso, o estudo revelou que o programa de cotas tem favorecido a entrada de estudantes com perfil diversificado, posto que composto pelos diversos segmentos da sociedade. Através das narrativas, os entrevistados reconhecem que a adoção da lei de cotas representou um inegável avanço em relação à democratização do ensino para os grupos historicamente excluídos, sobretudo negros e pobres, e contribuiu para o fortalecimento da identidade negra desses indivíduos.

Nome do Mestrando: Miriam Rodrigues Guedes Alkmim
Nome do Orientador: Profª Dra. Keila Auxiliadora de Carvalho
Banca
Presidente: Profª Dra. Keila Auxiliadora de Carvalho
Membro Interno: Profª Dra. Regina Célia do Couto (UFVJM)
Membro Externo: Profª Dra. Dayse Lúcide Silva Santos (IFNMG)
Membro interno suplente: Prof. Ms. Luiz Fernando Rodrigues Lopes (UFVJM)
Membro externo suplente: Prof. Dr. Luciano Magela Roza (UFOP)

Data: 08/11/2017
Hora: 09:00h
Local: Campus I, sala 29, prédio 2 (UFVJM)