WEBFÓLIO DE MAPAS CONCEITUAIS: entrelaçando olhares sobre a avaliação da aprendizagem
Título: WEBFÓLIO DE MAPAS CONCEITUAIS: entrelaçando olhares sobre a avaliação da aprendizagem.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo verificar se o webfólio de mapas conceituais pode favorecer o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da avaliação da aprendizagem, para isso, os sujeitos que participaram deste estudo pertencem ao curso de medicina da UFVJM da cidade de Diamantina, com entrada no segundo semestre de 2016. Assim foi proposto como método de pesquisa, um estudo de caso com abordagem qualitativa, visto que este método demonstrou ser o percurso mais apropriado para esta pesquisa, considerando a utilização dos mapas conceituais para realização das análises. Os mapas conceituais produzidos pelos sujeitos participantes neste estudo apresentaram elementos relevantes em relação ao conteúdo e forma, e que se fundamentam no referencial teórico sobre: mapas conceituais, aprendizagem significativa e avaliação da aprendizagem, sendo esta última abarcada pelas concepções pedagógicas e funções da avaliação. Os resultados provenientes da elaboração dos mapas conceituais revelaram também, a importância destes vinculados ao instrumento de webfólio, visto que este é fonte constante de feedbacks entre os envolvidos. Sinalizaram ainda, que os mapas conceituais podem ser utilizados no contexto da avaliação formativa, propulsora da autorregulação da aprendizagem, e a sua importância no processo de aprender e ensinar, desapropriando os professores de graduação da concepção avaliativa que continua a viger no meio acadêmico, a concepção classificatória, a qual emana o tom de punição, sendo que a prática avaliativa , na sua maioria, vem sendo realizada ao término do semestre, embora já se tenha inúmeros estudos sobre avaliação da aprendizagem na perspectiva formativa. Assim, foi possível destacar o papel da ferramenta tecnológica para propiciar uma prática avaliativa agradável, dinâmica e favorável aos professores e discentes, e caracterizar o uso de webfólio de mapas conceituais por meio de uma arquitetura tecnológica e pedagógica, para demonstrar o processo avaliativo realizado por meio de mapas conceituais, favorecendo a prática de avaliação formativa.
Nome do Mestrando: Luciane do Divino Pereira Barroso
Nome do Orientador: Profª Drª Flaviana Tavares Vieira Teixeira
Banca:
Presidente – Profª Drª Flaviana Tavares Vieira Teixeira – UFVJM
Membro Interno – Profª Dra. Maria do Perpétuo Socorro de Lima Costa – UFVJM
Membro Interno Suplente – Profª Drª Luciana Pereira de Assis – UFVJM
Membro externo ao Programa – Juliana Franzi – UNILA
Data: 06/10/2017
Hora: 14:30
Local: Auditório ICT – Prédio do Instituto de Ciência e Tecnologia – ICT – UFVJM