AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO E A INTERFACE COM O CURRÍCULO DE UM CURSO DE UMA INSTITUIÇÃO TECNOLÓGICA

Título: AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO E A INTERFACE COM O CURRÍCULO DE UM CURSO DE UMA INSTITUIÇÃO TECNOLÓGICA

Resumo: O desenrolar da educação profissional desde sua gênese pautou-se pelas demandas econômicas, políticas e sociais. Essa realidade perdura até hoje, no mundo contemporâneo, em que em decorrência da explosão tecnológica, essa modalidade de ensino foi reestruturada com base na necessidade de educar os sujeitos de forma integral, para que sejam capazes de atuar autonomamente na sociedade tecnológica em que estão inseridos. Para tanto, os Institutos Federais de Educação assumem o desafio de oferecer uma educação profissional que atenda não somente as necessidades do mercado de trabalho, mas também desenvolva aspectos intelectuais e humanos, valores éticos, de cidadania e de criticidade no uso das tecnologias. Diante do exposto, percebeu-se importante uma investigação científica que analisasse se no Curso de Informática, integrado ao Ensino Médio, do IFNMG – Campus Pirapora as tecnologias são apresentadas e tratadas no currículo. A metodologia traçada, para esta pesquisa qualitativa, é análise documental de documentos legais, curriculares e metodológicos do curso, aplicação de questionários para alunos e entrevista com docentes e profissionais do apoio pedagógico. A discussão e interpretação dos dados coletados foi por meio da análise de conteúdo. Ao final da pesquisa constatou-se que mesmo que de forma tímida e limitada, as tecnologias estão inseridas no currículo do curso e os docentes, alunos e pedagogos compreendem que as ferramentas tecnológicas podem facilitar e potencializar os processos de ensino e aprendizagem.

Nome do Mestranda: Cecília Godinho Batista
Nome do Orientador: PAULO CESAR DE RESENDE ANDRADE
Banca:
Presidente – PAULO CESAR DE RESENDE ANDRADE – UFVJM
Membro Interno – MARA LÚCIA RAMALHO – UFVJM
Membro externo ao Programa – EVERTON LUIZ DE PAULA – UFVJM
Data: 23/10/2017
Hora: 14 horas
Local: Auditório 254 – Prédio ICT