Utilização do PragmaSUM como sumarizador de textos acadêmicos: Aplicação em textos educacionais

Titulo: Utilização do PragmaSUM como sumarizador de textos acadêmicos: Aplicação em textos educacionais.

Resumo: Com a ampliação do acesso à internet e a criação de ferramentas que possibilitam pessoas comuns a criar conteúdo, a informação que temos acesso cresce de forma acelerada. Textos sobre os mais diversos assuntos e autores são criados todos os dias. É quase impossível absorver a quantidade de informação disponível ou escolher a mais adequada para determinado interesse ou público. A sumarização automática de textos, além de apresentar um texto de forma condensada, pode simplifica-lo, gerando uma alternativa para ganho de tempo e ampliação do acesso a informação contida aos mais diferentes tipos de leitores. Este trabalho utiliza o sumarizador automático de textos PragmaSUM em textos educacionais, com novos métodos de valoração de palavras-chave; A criação de um corpus formado apenas por artigos científicos da área educacional, além de testes e comparações entre diferentes sumarizadores. O desempenho dos sumarizadores foi medido pelas métricas Recall, Precision e F-Measure presentes na ferramenta ROUGE e validados com os testes estatísticos ANOVA de Friedman e Coeficiente de concordância de Kendall. Os resultados obtidos apontam uma melhora no desempenho com a utilização de palavras-chave na sumarização com o PragmaSUM, apontando importância na escolha adequada destas palavras para classificação do conteúdo do texto fonte.

ORIENTANDO: Valdir Júnior Cordeiro Rocha
ORIENTADOR: Prof. Dr. Marcus Vinícius Carvalho Guelpeli
BANCA:
PRESIDENTE: Prof. Dr. Marcus Vinícius Carvalho Guelpeli
MEMBRO INTERNO: Prof. Dr. Euler Guimaraes Horta
MEMBRO INTERNO Prof. Dr. Alexandre Ramos Fonseca
MEMBRO EXTERNO: Profa. Dra. Cláudia Beatriz Berti
Dia: 19-09-2017
Horário: 16:00
Local: UFVJM- Campus JK, sala 34 (Auditório do Prédio do Curso de
Sistemas de Informação)