Aplicação de ferramentas das TIC para auxiliar na aprendizagem significativa do cálculo nos cursos de engenharia

Título: Aplicação de ferramentas das TIC para auxiliar na aprendizagem significativa do cálculo nos cursos de engenharia.

RESUMO: O processo ensino-aprendizagem do Cálculo na Engenharia tem apresentado lacunas, e as exigências para a sua concretização de forma aceitável, por meio de aprendizagem significativa, são impostas pela sociedade da informação que tem requerido da Educação quebras de paradigmas e adequação à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) com a inserção de suas ferramentas nos processos educacionais, pois, o momento atual tem refletido, cada vez mais, os avanços tecnológicos e a acessibilidade ao conhecimento de técnicas para o seu domínio, que tem transformado a sociedade e o mundo. Considerando os aspectos educacionais e tecnológicos, e, percebendo a relação das Tecnologias com a Educação, em especial, com a Engenharia de Produção, esta investigação objetivou, de forma geral, aplicar ferramentas das TIC para auxiliar na aprendizagem significativa do Cálculo no curso de Engenharia de Produção da UNIPAC/GV. Para este fim, este estudo adotou o método qualitativo de pesquisa exploratória, observacional não estruturada e participante. A observação foi realizada no cotidiano de sala de aula do pesquisador, em suas experiências de trabalho como professor das disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, no curso de Engenharia de Produção da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Governador Valadares – UNIPAC/GV, mais precisamente durante o segundo semestre de 2016. Os estudos teóricos apresentam concepções e relações que envolvem o processo ensino-aprendizagem do Cálculo, a Educação e as TIC com suas ferramentas. Os resultados mostram as conclusões quanto às reações, posturas e atitudes dos alunos observados no contexto de inserção das TIC neste processo educacional desenvolvido em sala de aula, baseadas nas suas falas e nos seus resultados nas avaliações.

Discente: Walice Soares Rodrigues
Orientador: Prof. Dr. Antônio de Pádua Magalhães
Banca:
Presidente: Prof. Dr. Antônio de Pádua Magalhães (CT/ICET – UFVJM)
Membro Interno: Prof. Dr. Amédis Germano dos Santos (CT/ICET – UFVJM)
Mebro Externo: Prof. Dr. Lucelindo Dias Ferreira Junior (EPD/ICET – UFVJM)