RedBlue: cluster de fácil utilização para pesquisa e ensino em engenharia utilizando laboratórios ociosos
Titulo: RedBlue: cluster de fácil utilização para pesquisa e ensino em engenharia utilizando laboratórios ociosos
Resumo: Softwares são muito utilizados para resolução de problemas complexos de engenharia. Atualmente, espera-se que um engenheiro saiba mais que apenas utilizá-los. A habilidade para resolução de problemas é muito valorizada no mercado de trabalho. Essa característica pode ser estimulada por meio de metodologias ativas de aprendizagem, adotadas em grandes universidades. Essas utilizam as simulações computacionais como ferramenta de aquisição de conhecimento, permitindo que o aprendiz crie, teste e valide suas hipóteses para construir suas conclusões. As simulações também são utilizadas em pesquisas científicas como alternativa a experimentos de difı́cil obtenção e na industria para reduzir custos. Porém, uma simulação pode consumir mais recursos dos que os disponíveis em um computador, tornando seu tempo de execução inviável. Uma forma barata de se obter mais desempenho é utilizando um cluster de computadores comuns. Dessa forma seria possível utilizar os laboratórios de informática disponíveis em instituições de ensino para executá-las. Mas isso implica em conhecimentos aprofundados em computação distribuída por parte dos usuários, dificultado o desenvolvimento de aplicações. Neste trabalho se apresenta uma plataforma que permite utilizar o poder computacional dos laboratórios sem a necessidade de conhecimentos em computação distribuída por parte do usuário. Assim, mais professores e alunos poderiam utilizar a simulação como ferramenta de pesquisa e ensino, além de estimular o surgimento das habilidades esperadas para o engenheiro moderno. Os resultados mostram que houve uma redução de até 93% no tempo de execução do experimento ao utilizar 60 máquinas no cluster, em comparação ao tempo de um único computador. Esse tempo extra poderia ser aproveitado para melhorar a qualidade da pesquisa, como por exemplo, realizando mais experimentos ou uma análise de resultados mais criteriosa.
Nome do Mestrando: Marcelo Bráulio Pedras
Nome do Orientador: Prof. Dr. Alexandre Ramos Fonseca – Instituto de Ciência e Tecnologia – UFVJM
Banca:
Presidente: Prof. Dr. Alexandre Ramos Fonseca
Nome do Coorientador: Prof. Dr. Euler Guimarães Horta – Instituto de Ciência e Tecnologia – UFVJM
Membro Interno: Prof. Dr. Paulo César de Resende Andrade – Instituto de Ciência e Tecnologia – UFVJM
Membro externo: Prof. Libardo Andrés Gonzáles Torres – Instituto de Ciência e Tecnologia – UFVJM
Data: 12/09/2017
Hora: 14:00
Local: Auditório 254, Prédio ICT