Os impactos na implementação da Lei 10.639 no município de Teófilo Otoni no período de 2009 a 2012, com base na avaliação do Curso de Formação continuada de professores do Vale do Mucuri: Relações Étnico-raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira – UFVJM/NEAB (2008 a 2011)
Titulo: Os impactos na implementação da Lei 10.639 no município de Teófilo Otoni no período de 2009 a 2012, com base na avaliação do Curso de Formação continuada de professores do Vale do Mucuri: Relações Étnico-raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira – UFVJM/NEAB (2008 a 2011)
Resumo: A história oficial do Brasil e seus registros em livros, bem como os currículos escolares sempre deram ênfase à influência da cultura europeia na construção da nação brasileira, desconsiderando a inegável, forte e incisiva contribuição cultural dos povos indígenas e africanos nesse mesmo processo. De um modo geral, verifica-se que professores e escolas ainda não aprenderam a conviver com essa realidade e, por conseguinte, não sabem abordar de maneira significativa o tema, reforçando o caráter eurocêntrico dos conteúdos, perpetuando a exclusão, o preconceito e o racismo nas relações. Enquanto política pública em educação voltada para a população negra do Brasil, as Leis 10.639/03 e 11.645/08 tornaram obrigatórios o ensino de História e Cultura da África e Afro-brasileira e como instrumento concreto para o cumprimento delas foi criado o Projeto UNIAFRO com o objetivo de oferecer formação continuada de professores na temática. Nesse sentido, a presente pesquisa teve por objetivo averiguar e avaliar as contribuições do curso de formação continuada de professores do Vale do Mucuri: Relações Étnico-raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, ofertados pela UFVJM/NEAB (2008 a 2011) no Campus Mucuri, para a implementação da Lei 10.639 no município de Teófilo Otoni no período de 2009 a 2012. Para atingir os objetivos propostos, metodologicamente adotou-se pesquisa explicativa, visando identificar as contribuições do curso de formação para a população do Vale do Mucuri, mais especificamente no município de Teófilo Otoni, bem como identificar as possibilidades e desafios para a implementação da capacitação nas escolas contempladas. Quanto aos meios foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e documental sobre formação continuada de professores, diversidade e relações étnico-raciais. Os dados da pesquisa de campo, aprovada pelo CEP, foram coletados através da adoção de diferentes procedimentos, como a realização de entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários a professores que participaram do curso em questão e que estejam atuando na docência em escolas públicas no município de Teófilo Otoni. O foco da pesquisa de campo foi promover o registro da percepção dos sujeitos quanto à experiência vivenciada no curso de formação e suas contribuições para a abordagem da temática em sala de aula.
Nome da Mestranda: Lidiane Silva Rocha Magalhães
Nome do Orientador: Dra. Lilian Simone Godoy Fonseca
Banca:
Presidente: Profa. Dra. Lilian Simone Godoy Fonseca – PPGEd/ UFVJM
Membro Interno: Prof. Dr. . Cláudio Eduardo Rodrigues – PPGEd/ UFVJM
Membro externo: Prof. Dr. Luciano Roza – FIH/UFVJM.
Data: 11/09/2017
Hora: 15h
Local: CAMPUS I – PRÉDIO II – SALA 05.