Letramento literário: as contribuições dos projetos de leitura na formação do aluno letrado

Título: Letramento literário: as contribuições dos projetos de leitura na formação do aluno letrado.

Resumo: A presente pesquisa é resultado de um estudo e aprofundamento do tema letramento literário, refletindo teoricamente sobre os desafios e possibilidades de formar o aluno um leitor proficiente quanto ao gênero literário. A abordagem da pesquisa é qualitativa e embora seja uma pesquisa de campo, se servirá da análise documental e revisão da literatura. Serão abordados ao longo do estudo os conceitos de literatura, leitura, letramento literário e formação do leitor a partir de leituras e análises de livros, dissertações, artigos e publicações que versem sobre o assunto. A metodologia de estudo terá as seguintes etapas: pesquisa bibliográfica; pesquisa documental; observações na sala de aula; técnica de coleta de dados por meio de entrevistas e questionário, na intenção de diagnosticar e comprovar a inserção do aluno no mundo do letramento literário Toma-se como ponto de partida a contribuição dos projetos de leitura para a formação do aluno letrado realizados na Escola Estadual Matta Machado, situada em Diamantina, MG, tendo como referência uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental. O foco da pesquisa será verificar a potencialidade dos referidos projetos de leitura para a formação do leitor do gênero literário. Espera-se como resultado da pesquisa, por meio da descrição da produção advinda da aplicação desses projetos, a potencialidade da construção do letramento literário dos alunos da turma em estudo.

Palavras-chave: Letramento literário. Projetos de leitura na escola. Formação de leitores.

Nome da Mestranda: Lucilene Gonçalves de Oliveira Lourenço
Nome da Orientadora: Profa. Dra. Noemi Campos Freitas Vieira
Banca:
Presidente: Profa. Dra. Noemi Campos Freitas Vieira
Membros Internos:
Profa. Dra. Rosana Baptista dos Santos
Profa. Dra. Mara Lucia Ramalho
Suplente: Prof. Dr. Rivaldo Alfredo Paccola
Data:05/09/17
Horário: 14 horas
Local: Auditório 34 – Prédio Sistemas de Informação