Formação de professores de língua inglesa: parâmetros que norteiam o ensino aprendizagem da pronúncia
Titulo: Formação de professores de língua inglesa: parâmetros que norteiam o ensino aprendizagem da pronúncia
Resumo: O presente estudo consiste em identificar a existência de abordagens teóricas em relação à pronúncia da língua inglesa no curso de formação de Letras Português Inglês (doravante LPI) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (doravante UFVJM). Almeida Filho (2004) afirma que para o docente de língua estrangeira (doravante LE) há cinco competências necessárias para serem adquiridas durante a formação, dentre elas o autor destaca as competências linguística-comunicativa e a implícita. Esta pesquisa entende que a competência teórica também merece destaque, uma vez que ela é responsável por unir a articular a teoria com a prática. Nesse sentido, considerando a atual posição do inglês como língua internacional (doravante LI) e a necessidade de se obter uma pronúncia inteligível, o estudo teórico dos aspectos fonéticos e fonológicos do inglês, segundo Mussalim (2001) são essenciais para reconhecer a estrutura da língua e entender o funcionamento do sistema fonológico. Em função dessa vertente comunicativista, rompe-se a pragmática de uma pronúncia igual a de um nativo e desenvolve-se a perspectiva da comunicação inteligível. Assim, o referencial teórico desta dissertação apresenta autores como Kenworthy (1987), Jenkins (2000), Rajagopalan (2004), Seidlhofer (2005), bem como Leffa (2001), Almeida Filho (2004), Gimenez (2004), dentre outros, que valorizam as premissas da inteligibilidade e o reflexo do seus princípios na formação docente. Para responder à pergunta desta pesquisa, a construção da abordagem metodológica envolveu o uso da observação e de questionário misto. Realizaram-se análises qualitativa e quantitativa. Com o resultado, foi possível inferir que as abordagens teóricas encontram-se superficialmente presente no curso de LPI da UFVJM. Por isso, espera-se que os dados deste estudo possam colaborar para intensificar as premissas em relação a inteligibilidade na pronúncia do inglês, tendo como alternativa, por exemplo, o Núcleo de Língua Franca ( doravante LFC) proposto pela Jenkins (2000).
Nome do Mestrando: Roberta Silva Santos
Nome do Orientador: Adriana Nascimento Bodolay
Banca:
Presidente: Profa. Dr. Adriana Nascimento Bodolay
Membro Interno: Profa. Dr. Regina Célia do Couto
Membro externo: Profa Dr. Hejaine de Oliveira Fonseca
Suplente: Prof. Ms. Lauro Sérgio Machado Pereira
Data: 04/09/2017
Hora: 14h
Local: A definir
Local: A definir