O perfil do aluno cotista negro do IFNMG Campus Januária no curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio
Titulo: O perfil do aluno cotista negro do IFNMG Campus Januária no curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio
Resumo: A falta de acesso das camadas menos favorecidas da população à educação e ao emprego demonstram um grande obstáculo para a evolução da cidadania. Dessa forma, as ações afirmativas, também designadas política de cotas se fazem necessárias a partir da constatação de que determinados grupos, principalmente os negros e pobres, são historicamente excluídos do acesso a bens sociais. A política afirmativa de cotas, ou reserva de vagas, é considerada uma das mais importantes conquistas dos brasileiros nos últimos anos por conseguir demonstrar o amadurecimento de uma nação rumo a um futuro democrático e de igualdade para todos. Diante de reflexões no que concerne à finalidade da política afirmativa de cotas, sobretudo dos impactos advindos desta política, é que surgiu um intenso interesse em analisar o perfil do aluno cotista negro, oriundo de escola pública no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG – Campus Januária). A relevância do estudo pode ser percebida por sua atualidade, considerando que a política de cotas tem se revelado um tema polêmico e de grande repercussão social. A pesquisa objetivada neste trabalho justifica-se em razão de possibilitar uma análise acerca dos reflexos que a política de cotas pode proporcionar à vida dos estudantes negros do curso Técnico em Agropecuária do IFNMG – Campus Januária. Objetiva-se por meio do estudo proposto, delinear o perfil social e a trajetória deste aluno cotista negro, oriundo de escola pública, bem como desenvolver uma análise da política de ação afirmativa para o negro, incorporando a política de cotas como uma medida reparatória, compensatória e/ou preventiva que busca corrigir uma situação de discriminação e desigualdade infringida a este grupo. Busca-se ainda discutir os impactos da política de cotas no ingresso desses alunos após implantação da Lei nº 12.711/12. A metodologia utilizada para a obtenção dos resultados deste trabalho é a quanti-qualitativa, contudo escolhemos como método principal a pesquisa oral através de entrevistas semiestruturadas.
Nome do Mestrando: Miriam Rodrigues Guedes Alkmim
Nome do Orientador: Profª Dra. Keila Auxiliadora de Carvalho
Banca:
Presidente: Profª Dra. Keila Auxiliadora de Carvalho
Membro Interno: Profª Dra. Mara Lúcia Ramalho
Membro externo: Prof. Dr. Luciano Magela Roza (FIH/UFVJM – História)
Data: 29/08/2017
Hora: 14:00h
Local: FIH – Laboratório de História
Hora: 14:00h
Local: FIH – Laboratório de História