Ensino do conto em Livros didáticos

 

Titulo: Ensino do conto em Livros didáticos

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo examinar a metodologia de ensino da literatura em livros didáticos de Língua Portuguesa do ensino médio da rede particular e da pública, verificando, sobretudo, com base na LDBEN (1996), nos PCNEM (2002), nas OCEM (2006) e na BNCC (2016), como ocorre o ensino do conto. Para tanto, analisou-se a transposição do conto do suporte original para o livro didático, bem como as propostas de atividades de leitura e compreensão dos textos apresentadas em tais livros. Também se analisou as semelhanças e diferenças acerca do ensino do conto nas duas coleções didáticas, denominadas, respectivamente, como A (rede particular) e B (rede pública), a fim de verificar se tal estudo propicia o letramento literário, como prática significativa de leitura e, consequentemente, a escolarização adequada do ensino de Literatura na escola. A hipótese é que o ensino do conto ocorre de modo fragmentado nessas coleções, o que impossibilita a concretização do letramento literário nessa fase de ensino. Essa pesquisa é de cunho quanti-qualitativo e se desdobrou nas seguintes fases: uma pesquisa bibliográfica com análise documental, durante a qual foi feita a coleta de dados, os seguintes didáticos: Coleção de Estudo do Ensino Médio de Língua Portuguesa, de Antônio Sérgio Bueno, volumes I, II, III e IV do 1º, 2º e 3º anos e Português: contexto, interlocução e sentido, de Maria Luiza M. Abaurre, volumes I, II e III. Tal estudo justifica-se porque o ensino do conto é relevante nas aulas de literatura no ensino médio, pois não só aproxima o leitor da literatura, como também possui um caráter humanizador do sujeito. Os resultados desta pesquisa apontam que os manuais didáticos A e B não possibilitam a concretização do letramento literário, pois há uma escolarização da literatura inadequada. Por isso, espera-se que esse estudo possa contribuir para se repensar a literatura no ensino médio, principalmente, no que diz respeito à formação do leitor literário e ao letramento literário a partir do uso dos livros didáticos de Língua Portuguesa.

Nome do Mestrando: CLÁUDIA FERNANDA FREITAS MAIA
Nome do Orientador: Profa Dra. Rosana Baptista dos Santos – LEC/UFVJM
Membro Interno: Profa. Dra. Noemi Campos Freitas Vieira – LEC/ufvjm
Membro Externo: Profa Dra. Tereza Pereira do Carmo – UFBA
Data: 28 /08/ 2017
Hora: 15 horas
Local: Laboratório de informática EAD – Campus JK