Análise dos impactos do REUNI NA PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA DOs Campi Regional de Montes Claros/MG (ufmg) e Regional de Diamantina/MG (ufvjm)
Titulo: Análise dos impactos do REUNI NA PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA DOs Campi Regional de Montes Claros/MG (ufmg) e Regional de Diamantina/MG (ufvjm)
Resumo: O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), implantado em 2007 pelo governo federal, objetivou criar condições para a ampliação do acesso e permanência na educação superior, em nível de graduação, através de um melhor aproveitamento da estrutura física e de recursos humanos existentes nas Universidades Federais. Assim, a presente pesquisa pretendeu analisar o REUNI na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), expondo os impactos do programa no Campus Regional de Montes Claros e no Campus Regional de Diamantina, na percepção da Comunidade Universitária. O estudo se torna relevante ao propor avaliar o programa e seus impactos nas referidas instituições federais de ensino superior, no incentivo à expansão (quantitativo) e à reestruturação (qualitativo) da educação superior no Brasil, diante do diagnóstico que apresentava o ensino universitário federal antes de 2007. Portanto, o objeto desse trabalho é o REUNI, delimitado ao Instituto de Ciências Agrárias, campus da UFMG localizado em Montes Claros – MG e o Campus Regional de Diamantina – MG, da UFVJM, no período de 2007 a 2017. A pesquisa é de natureza básica e do tipo exploratória, descritiva e Survey. A amostra foi a Comunidade Universitária dos Campi em análise. A técnica de pesquisa foi documental, de levantamento e revisão bibliográfica. As fontes foram Leis e Decretos do governo federal, Relatórios de Gestão Institucional, Resoluções, Regimentos, atas do Conselho Universitário, dados estatísticos do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e as informações coletadas por meio de questionários de opinião pública. Em 2008 foi publicado o primeiro relatório do REUNI, que apontou forte adesão pelas instituições federais de ensino superior e, de certa forma, demonstrou que houve o cumprimento de algumas metas e superação de outras. Como Política Pública em Educação, o REUNI levou a mudanças significativas no ensino superior nas Universidades Federais do País. Com o investimento de R$ 2.000.000.000,00 (dois bilhões de reais), o governo federal reestruturou e expandiu as Universidades Federais, proporcionando a permanência de muitos discentes carentes, expansão de vagas no período diurno e principalmente no noturno e a contratação, por meio de concurso público, de técnico-administrativos em educação e professores, alem da reestruturação das instalações já existentes.
Nome do Mestrando: Jardel Batista Soares
Nome do Orientador: Prof.ª Dr.ª Maria Nailde Martins Ramalho – FIH
Membro Interno: Prof.ª Dr.ª Mara Lúcia Ramalho – DEaD/UFVJM
Membro externo:Prof. Dr. Delacyr da Silva Brandão Junior – Instituto de Ciências Agrárias, Campus Montes Claros/MG – UFMG
Data: 04 /09/ 2017
Hora: 14 horas
Local: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus Diamantina/MG, Faculdade Interdisciplinar em Humanidades, 2° andar, Laboratório de Letras.