O JOGO DIGITAL COMO RECURSO PEDAGÓGICO MOTIVACIONAL: representações sociais das educadoras de uma escola pública de Diamantina
Titulo: O JOGO DIGITAL COMO RECURSO PEDAGÓGICO MOTIVACIONAL: representações sociais das educadoras de uma escola pública de Diamantina
Resumo: Há décadas Snyders (1993) já alertava sobre o caráter frio e impositivo da instituição escolar. Sua reflexão continua atual, visto que muitas escolas se mantêm ‘analógicas’ restringindo informação, tecnologias e isolando os alunos de seus interesses. Desta forma, aspectos ligados à motivação das crianças da geração digital são desconsiderados, ainda que esta seja considerada determinante para o êxito de sua aprendizagem (BZUNECK, 2004; VEEN e VRAKKING, 2009). Neste contexto, a aversão ou dificuldade em relação à linguagem tecnológica própria da geração digital, se manifesta através da proibição e do desprezo ao potencial motivacional e educativo dos jogos digitais. Considerando este cenário, a questão a ser respondida nesta pesquisa é: o jogo digital é considerado um recurso pedagógico motivacional? Visando respondê-la, a metodologia adotada é de abordagem qualitativa-descritiva e investiga as representações sociais acerca do jogo digital como recurso motivacional contidas nas concepções de um grupo de educadoras de uma (01) escola pública de ensino fundamental da cidade de Diamantina. A coleta de dados realiza-se por meio de entrevistas semiestruturadas com professores, diretores e supervisora pedagógica, e a interpretação de dados se efetiva através da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2009). A análise dos dados demonstra que o jogo digital é considerado um recurso pedagógico motivacional, em certa medida. As representações sociais identificadas expressam ambivalências, receios e dúvidas quanto às variáveis relacionadas à motivação do aluno e ao jogo digital, ao qual conferem uma função de entretenimento, problemática por distanciar o estudante de suas tarefas escolares. Por outro lado, também expressam a existência de concepções positivas sobre as possibilidades de inovação nas práticas pedagógicas, com reconhecimento das funções lúdica, educativa e motivacional dos jogos digitais. Poderão os resultados deste estudo contribuir para uma maior compreensão acerca dos desafios e possibilidades que envolvem a integração dos jogos digitais às práticas pedagógicas com finalidades motivacionais. Tais resultados apontam para a necessidade de continuidade em pesquisas que proponham conhecer de perto as implicações do uso dessas mídias no contexto escolar, sobretudo no que tange ao trabalho docente e à motivação do aluno.
Nome do Mestrando: Maria Cristina Fernandes Timo
Nome do Orientador: Prof. Dr.Rivaldo Alfredo Paccola
Membro Interno: Prof. Dra.Adriana Assis Ferreira
Membro externo: Prof. Msc. Helga Silva Espigão (FIH – Turismo)
Data: 28/08/2017
Hora: 15:30
Local:Sala 34 – Auditório Prédio Sistemas.