A EVASÃO DISCENTE NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL DOS CAMPI DA UFVJM EM DIAMANTINA/MG E SEUS DESDOBRAMENTOS PARA A GESTÃO.
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados obtidos em uma pesquisa relacionada à evasão discente nos cursos de graduação presencial dos campi da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em Diamantina/MG e seus desdobramentos em relação à diplomação, para a gestão universitária, no período de 2010 a 2014. Buscou-se diagnosticar, em cada unidade acadêmica, as turmas que possuíam maior índice de evasão no período e, identificar as principais variáveis que as influenciaram. Os procedimentos metodológicos consistiram em um estudo exploratório com abordagens quantitativa e qualitativa, coleta de dados obtida por meio da análise de documentos oficiais derivadas dos arquivos da Pró-Reitoria de Graduação da UFVJM, nos quais se averiguou os cursos com os maiores percentuais de evasão no período. Como método de apreciação dos dados, foi aplicada a análise de conteúdo, tendo como referência o modelo apresentado por Laurence Bardin, visando à identificação da variável preponderante para a evasão escolar. Há uma intensificação da reflexão e discussão do tema na esfera educacional brasileira, ocupando espaço relevante na proposição das políticas públicas, com a finalidade de verificação e compreensão das causas da evasão e retenção. Como parte das ações governamentais para oferecer respostas sobre o assunto, foi instituído pelo decreto presidencial nº 6096 de 24/04/2007, o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). O seu objetivo, segundo o art. 1º do decreto foi: "criar condições para a ampliação do acesso e permanência na educação superior, no nível da graduação, pelo melhor aproveitamento da estrutura física e de recursos humanos existentes nas Universidades Federais” (BRASIL, 2007, p.01). O Reuni propôs, entre suas principais metas, a redução dos percentuais de evasão discente e a elevação gradual da média dos índices de concluintes dos cursos de graduação presencial para 90%, fato que foi corroborado pelas universidades federais brasileiras (BRASIL, 2008). Ainda diante da percepção da dimensão e complexidade do problema, o Plano Nacional de Educação (PNE) (2001 – 2010) engloba entre suas principais metas relacionadas à educação superior, a redução dos percentuais de evasão nos cursos de graduação. Percorrido esse período, esta persiste como uma das prioridades do PNE (2011 – 2020). A persistência em manter uma meta de combate ao fenômeno depois de uma década, revela quão complexo e de difícil eliminação se tornou o abandono escolar nos cursos de graduação nas Ifes. A inquietação do PNE expressa a necessidade de planejamento e elaboração de programas e ações de redução dos percentuais do fracasso escolar, elucidando as formas, as variáveis e os prejuízos causados pelo abandono (MOROSINI et. al., 2011).
Autores:
Evandro das Mercês Amorim
Geruza de Fátima Tomé Sabino