CAPACITAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES: um estudo nas escolas da rede pública estadual do município de Teófilo Otoni.
Título: CAPACITAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES: um estudo nas escolas da rede pública estadual do município de Teófilo Otoni.
Resumo: No âmbito da administração pública a educação figura-se como uma de suas principais funções. Tendo em vista o êxito dessa função grande atenção é dada à gestão educacional e mais precisamente à atuação do gestor escolar. Observa-se, porém, que o dirigente escolar encontra-se muitas vezes desprovido da qualificação necessária para o exercício das atividades de gestão, em virtude das lacunas do processo de formação inicial dos mesmos e das deficiências comumente constatadas em seu processo de capacitação, quando não da ausência desse processo. A capacitação de gestores escolares é considerada por estudiosos da área de gestão escolar como condição fundamental à implementação de políticas públicas e de reformas na área educacional. Assim, questiona-se qual a capacitação os gestores das escolas estaduais do município de Teófilo Otoni têm recebido. Em decorrência, esta pesquisa objetiva analisar a capacitação recebida pelos gestores escolares da rede pública estadual de ensino do referido município. Para tal foi realizado um estudo descritivo, de natureza qualitativa, desenvolvido por meio de pesquisas bibliográficas, documentais e sobretudo de campo, que envolveu a realização de entrevista do tipo semi-estruturada. O público alvo da pesquisa são os diretores das 40 escolas estaduais localizadas no município, enquanto os sujeitos selecionados foram os diretores de nove dessas escolas, localizadas na zona urbana do município e que oferecem concomitantemente os níveis de ensino que compõem a educação básica. Por questões de acessibilidade, foram entrevistado sete desses nove gestores. Os dados parciais coletados estão apresentados neste trabalho e posteriormente serão tratados utilizando-se a técnica denominada análise de conteúdo. Observou-se que cinco dos sete entrevistados participaram do Programa de Capacitação à Distância para Gestores Escolares (Progestão), tendo sido esse o único programa de capacitação de gestores escolares de conhecimento dos diretores. Assim, serão apresentadas, neste trabalho, suas percepções quanto ao programa e debatido a contribuição da formação inicial e experiência profissional dos gestores na gestão escolar, bem como a contribuição da capacitação na atuação do gestor público na educação.
Tipo de Defesa: Qualificação
Nome do Discente: Priscila Brabosa dos Santos
Nome do Orientador: Simão Pereira da Silva
Co-orientador:( se tiver)
Banca: Prof. Ronan Pereira Capobiango (PPGAP/UFVJM), Prof. Ivana Carneiro Almeida (PPGED/UFVJM).
Data: 24/08/16
Local: Campus Mucuri
Horário: 10.00 h