Disciplinas

Código

Denominação

Crédito

Carga
Horária

Semestre

Disciplinas Obrigatórias

EDU500

Fundamentos de Pesquisa em Educação:

03

45

I-II

EDU501

Administração: Teoria e Estruturas organizacionais

03

45

I-II

EDU502

Tecnologias de Informação Aplicadas à Educação

03

45

I-II

EDU503

Seminário de Pesquisa I

01

15

I-II

EDU504

Seminário de Pesquisa II

01

15

I-II

EDU505

Pesquisa Orientada

01

15

I-II

Disciplinas da Área de
Concentração

EDU 568

Aprendizado de Máquina em Educação

03

45

II

EDU600

Teoria da Administração Pública

03

45

II

EDU601

Gestão do Conhecimento e da Informação na Educação

03

45

II

EDU602

A Ética do Profissional de Educação

03

45

II

EDU603

Financiamento da Educação

03

45

II

EDU604

Gestão Orçamentária e Financeira

03

45

II

EDU605

Educação em Tempos de Crise

03

45

II

EDU700

Gestão Democrática em Instituições Educacionais

03

45

II

EDU701

História da Administração Escolar no Brasil

03

45

II

EDU702

Políticas Públicas e Legislação Educacional no Brasil

03

45

I

EDU703

Estado, Educação e Sociedade

03

45

II

EDU704

Planos, Programas, Projetos Educacionais

03

45

II

EDU800

Processos Avaliativos Educacionais

03

45

I

EDU801

Processos Avaliativos e Tecnologias Aplicados à Educação Superior

03

45

II

EDU802

Processos Avaliativos e Tecnologia Aplicados à Educação Básica

03

45

II

EDU803

Avaliação de Políticas Educacionais

03

45

I

EDU805

Literatura e Ensino

03

45

II

EDU500 Fundamentos de Pesquisa em Educação:

Pressupostos teóricos e metodológicos na lógica da pesquisa em educação, questões epistemológicas na produção do conhecimento, paradigmas, análises da realidade educacional.

EDU501 Administração: Teoria e Estruturas organizacionais:

A Evolução do Pensamento em Administração. O Ambiente Organizacional – ambiente interno e a cultura, ambiente operacional. Planejamento e Estratégia. Organização – Desenhos Estruturais. Direção – Motivação e Liderança. Controle – Instrumentos de Controle do Desempenho.

EDU502 Tecnologias de Informação Aplicadas à Educação:

Implicações do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na educação. Conceitos relacionados ao uso das TICs na educação: interfaces, estudos, pesquisas e experiências. Papel do docente, do discente e do pessoal administrativo na gestão, no desenvolvimento, no ensino das tecnologias da informação e comunicação nas instituições educacionais.

EDU503 Seminário de Pesquisa I:

Discussões de temas emergentes sobre educação e gestão de instituições educacionais. Metodologia científica na produção acadêmica. Normalização de redação de textos científicos.

EDU504 Seminário de Pesquisa II:

Aprofundamento das discussões de temas emergentes sobre educação e gestão de instituições educacionais. Metodologia científica na produção acadêmica. Caracterização e técnicas de exposição de trabalhos científicos.

EDU505 Pesquisa Orientada:

Planejamento e estratégias de aprendizado prático e aplicado à coleta, organização, análise e apresentação de dados. Estratégias de estudos, participação em elaboração, desenvolvimento, avaliação e exposição de produção científica.

EDU568 Aprendizado de Máquina em Educação:
Apresentar conceitos e técnicas de Aprendizado de Máquina capacitando o aluno a resolver problemas complexos na área educacional utilizando os conceitos apresentados.

EDU600 Teoria da Administração Pública:

Setor Público versus Setor Privado. Estado, Governo e Administração Pública. Externalidades. Administração versus Gestão. Princípios da Administração Pública. O processo administrativo. Finanças Públicas. Federalismo fiscal no Brasil. Recursos Humanos.

EDU601 Gestão do Conhecimento e da Informação na Educação:

Organizações do conhecimento: contextualização, conceitos, características. O valor da informação e do conhecimento nas organizações: cultura e comportamento informacional. Uso da informação: necessidades, buscas e modelos de uso da informação. Inteligência e conhecimento organizacional: criação do conhecimento. Gestão do conhecimento organizacional: modelos, fontes e profissionais do conhecimento. Diferenças conceituais entre gestão da informação e gestão do conhecimento. Abordagens teóricas sobre a gestão da informação e do conhecimento. Modelos, processos e tecnologias de gestão da informação e do conhecimento, no contexto da Ciência da Informação, propostas de gestão do conhecimento: diagnóstico e projetos. Gestão do conhecimento em bibliotecas.

EDU602 A Ética do Profissional de Educação:

Moral e Ética. Contextualização histórica da Ética ocidental a partir da sua origem. Principais teóricos da Ética: na antiguidade, na idade média, na idade moderna e nos dias atuais. Ética empresarial e Ética profissional. A Ética do Profissional de Administração e sua importância para os outros setores da sociedade. A Ética do Profissional de Educação.

EDU603 Financiamento da Educação:

O quase mercado educacional na sociedade capitalista e liberal, a constituição dos fundos públicos e a influência dos organismos multilaterais no financiamento da educação brasileira. O financiamento da educação brasileira na legislação e os recursos financeiros vinculados pela Constituição Federal de 1988. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Uma educação básica com qualidade e o custo-aluno-qualidade (CAQ). O financiamento da educação superior brasileira: mercantilização, custo do aluno, vínculo avaliação-financiamento, privatização etc.

EDU604 Gestão Orçamentária e Financeira:

Evolução da Administração Pública no Brasil. Teoria das Finanças Públicas. Processo de Planejamento Orçamentário: limitações e desafios. Fundos Especiais e Recursos Vinculados. Execução Orçamentária e Financeira. Análise Financeira dos Balanços Públicos e dos Relatórios Fiscais. Gestão Financeira para Resultados.

EDU605 Educação em Tempos de Crise:

Realizar com os discentes uma reflexão sobre a Educação no presente cenário de nosso país, a partir das propostas feitas pelo atual governo (Escola sem partido, Reforma do Ensino Médio, etc.) e seus impactos no Ensino Superior e na formação do educando brasileiro.

EDU700 Gestão Democrática em Instituições Educacionais:

Compreensão em bases teóricas da Gestão democrática como princípio constitucional na gestão de instituições educacionais. Os Conselhos, mecanismo de democratização da gestão de instituições educacionais na Educação Básica e na Educação Superior. Modelos de gestão, de gestor, de instituições educacionais. Limites e possibilidades da gestão democrática. Ação pedagógica na gestão democrática.

EDU701 História da Administração Escolar no Brasil:

Estudo da Administração Escolar e sua construção histórica no Brasil. A organização e gestão escolar na Colônia e Império. Construção da gestão e da administração escolar na República. Problemas e perspectivas da administração escolar contemporânea.

EDU702 Políticas Públicas e Legislação Educacional no Brasil:

Retrospectiva político-educacional brasileira. Sistemas educacionais no Brasil. Educação comparada. Legislação Educacional. Desafios atuais para a Educação brasileira.

EDU703 Estado, Educação e Sociedade:

Relações entre Estado, sociedade e instituições escolares. Estado, poder e educação. Estado e organismos internacionais. Educação enquanto política pública.

EDU704 Planos, Programas, Projetos Educacionais:

Planos, programas e projetos governamentais para a educação básica e educação superior às demandas da sociedade. Políticas e práticas educacionais no contexto da educação especial inclusiva. Contexto das políticas públicas para a educação no Brasil, descentralização e controle social – limites e perspectivas. A globalização e a educação para o século XXI. A questão da municipalização do ensino.

EDU800 Processos Avaliativos Educacionais:

Processos avaliativos e educação: objetivos, princípios, características e finalidades. Abordagem histórica da avaliação institucional no Brasil. Estruturação e elaboração de procedimentos de avaliação interna (autoavaliação) e externa (políticas públicas de avaliação). Processos metodológicos e usos da avaliação institucional em instituições e sistemas educacionais. Análise de modelos avaliativos aplicados à Educação Básica e à Educação Superior no país.

EDU801 Processos Avaliativos e Tecnologias Aplicados à Educação Superior:

Abordagem da avaliação e seus processos em relação à gestão educacional e tecnológica vigente (avaliação da aprendizagem e avaliação institucional). Dimensões do processo avaliativo e seus eixos norteadores: ensinar, aprender, pesquisar e avaliar. A centralidade da avaliação em suas diferentes dimensões: avaliação da aprendizagem, do trabalho pedagógico e institucional. Planejamento do trabalho pedagógico. A relação pedagógica nos diversos contextos formativos. Impacto das políticas de avaliação na organização do trabalho pedagógico.

EDU802 Processos Avaliativos e Tecnologia Aplicados à Educação Básica:

Contextualização da avaliação institucional em educação na atualidade: conceitos, objetivos, princípios, características. Abordagens teórico-metodológicas. Possibilidades e limites da utilização das ferramentas tecnológicas nos processos avaliativos. Avaliação institucional como instrumento de democratização da educação e mecanismo de construção e implementação do projeto político-pedagógico. Análise de modelos avaliativos aplicados à educação básica e elaboração do projeto de avaliação institucional.

EDU803 Avaliação de Políticas Educacionais:

Avaliação educacional no Brasil. Critérios de avaliação. Novos paradigmas educacionais. Avaliação e avaliador. Perspectivas de avaliação associadas às políticas educacionais.

EDU805 Literatura e Ensino

Compreender os conceitos de literatura;Discutir o conceito de letramento, a formação do leitor e a relação ensino/aprendizagem de Literatura;Discutir a teoria dos gêneros literários e a hibridização dos gêneros;Estudar as diversas relações entre literatura e outros sistemas semióticos (cinema, artes plásticas, música, artes cênicas, entre outras expressões artísticas);Analisar o ensino de literatura no ensino básico brasileiro;Refletir sobre a formação do professor de literatura.