Disciplinas
Código |
Denominação |
Crédito |
Carga |
Semestre |
Disciplinas Obrigatórias |
||||
EDU500
|
Fundamentos de Pesquisa em Educação:
|
03 |
45 |
I-II |
EDU501 |
Administração: Teoria e Estruturas organizacionais |
03 |
45 |
I-II |
EDU502 |
Tecnologias de Informação Aplicadas à Educação |
03 |
45 |
I-II |
EDU503 |
Seminário de Pesquisa I |
01 |
15 |
I-II |
EDU504 |
01 |
15 |
I-II |
|
EDU505 |
Pesquisa Orientada |
01 |
15 |
I-II |
Disciplinas da Área de |
||||
EDU 568 |
Aprendizado de Máquina em Educação |
03 |
45 |
II |
EDU600 |
Teoria da Administração Pública |
03 |
45 |
II |
EDU601 |
Gestão do Conhecimento e da Informação na Educação |
03 |
45 |
II |
EDU602 |
A Ética do Profissional de Educação |
03 |
45 |
II |
EDU603 |
Financiamento da Educação |
03 |
45 |
II |
EDU604 |
Gestão Orçamentária e Financeira |
03 |
45 |
II |
EDU605 |
Educação em Tempos de Crise |
03 |
45 |
II |
EDU700 |
Gestão Democrática em Instituições Educacionais |
03 |
45 |
II |
EDU701 |
História da Administração Escolar no Brasil |
03 |
45 |
II |
EDU702 |
Políticas Públicas e Legislação Educacional no Brasil |
03 |
45 |
I |
EDU703 |
Estado, Educação e Sociedade |
03 |
45 |
II |
EDU704 |
Planos, Programas, Projetos Educacionais |
03 |
45 |
II |
EDU800 |
Processos Avaliativos Educacionais |
03 |
45 |
I |
EDU801 |
Processos Avaliativos e Tecnologias Aplicados à Educação Superior |
03 |
45 |
II |
EDU802 |
Processos Avaliativos e Tecnologia Aplicados à Educação Básica |
03 |
45 |
II |
EDU803 |
Avaliação de Políticas Educacionais |
03 |
45 |
I |
EDU805 |
Literatura e Ensino |
03 |
45 |
II |
EDU500 Fundamentos de Pesquisa em Educação:
Pressupostos teóricos e metodológicos na lógica da pesquisa em educação, questões epistemológicas na produção do conhecimento, paradigmas, análises da realidade educacional.
EDU501 Administração: Teoria e Estruturas organizacionais:
A Evolução do Pensamento em Administração. O Ambiente Organizacional – ambiente interno e a cultura, ambiente operacional. Planejamento e Estratégia. Organização – Desenhos Estruturais. Direção – Motivação e Liderança. Controle – Instrumentos de Controle do Desempenho.
EDU502 Tecnologias de Informação Aplicadas à Educação:
Implicações do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na educação. Conceitos relacionados ao uso das TICs na educação: interfaces, estudos, pesquisas e experiências. Papel do docente, do discente e do pessoal administrativo na gestão, no desenvolvimento, no ensino das tecnologias da informação e comunicação nas instituições educacionais.
EDU503 Seminário de Pesquisa I:
Discussões de temas emergentes sobre educação e gestão de instituições educacionais. Metodologia científica na produção acadêmica. Normalização de redação de textos científicos.
EDU504 Seminário de Pesquisa II:
Aprofundamento das discussões de temas emergentes sobre educação e gestão de instituições educacionais. Metodologia científica na produção acadêmica. Caracterização e técnicas de exposição de trabalhos científicos.
EDU505 Pesquisa Orientada:
Planejamento e estratégias de aprendizado prático e aplicado à coleta, organização, análise e apresentação de dados. Estratégias de estudos, participação em elaboração, desenvolvimento, avaliação e exposição de produção científica.
EDU568 Aprendizado de Máquina em Educação:
Apresentar conceitos e técnicas de Aprendizado de Máquina capacitando o aluno a resolver problemas complexos na área educacional utilizando os conceitos apresentados.
EDU600 Teoria da Administração Pública:
Setor Público versus Setor Privado. Estado, Governo e Administração Pública. Externalidades. Administração versus Gestão. Princípios da Administração Pública. O processo administrativo. Finanças Públicas. Federalismo fiscal no Brasil. Recursos Humanos.
EDU601 Gestão do Conhecimento e da Informação na Educação:
Organizações do conhecimento: contextualização, conceitos, características. O valor da informação e do conhecimento nas organizações: cultura e comportamento informacional. Uso da informação: necessidades, buscas e modelos de uso da informação. Inteligência e conhecimento organizacional: criação do conhecimento. Gestão do conhecimento organizacional: modelos, fontes e profissionais do conhecimento. Diferenças conceituais entre gestão da informação e gestão do conhecimento. Abordagens teóricas sobre a gestão da informação e do conhecimento. Modelos, processos e tecnologias de gestão da informação e do conhecimento, no contexto da Ciência da Informação, propostas de gestão do conhecimento: diagnóstico e projetos. Gestão do conhecimento em bibliotecas.
EDU602 A Ética do Profissional de Educação:
Moral e Ética. Contextualização histórica da Ética ocidental a partir da sua origem. Principais teóricos da Ética: na antiguidade, na idade média, na idade moderna e nos dias atuais. Ética empresarial e Ética profissional. A Ética do Profissional de Administração e sua importância para os outros setores da sociedade. A Ética do Profissional de Educação.
EDU603 Financiamento da Educação:
O quase mercado educacional na sociedade capitalista e liberal, a constituição dos fundos públicos e a influência dos organismos multilaterais no financiamento da educação brasileira. O financiamento da educação brasileira na legislação e os recursos financeiros vinculados pela Constituição Federal de 1988. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Uma educação básica com qualidade e o custo-aluno-qualidade (CAQ). O financiamento da educação superior brasileira: mercantilização, custo do aluno, vínculo avaliação-financiamento, privatização etc.
EDU604 Gestão Orçamentária e Financeira:
Evolução da Administração Pública no Brasil. Teoria das Finanças Públicas. Processo de Planejamento Orçamentário: limitações e desafios. Fundos Especiais e Recursos Vinculados. Execução Orçamentária e Financeira. Análise Financeira dos Balanços Públicos e dos Relatórios Fiscais. Gestão Financeira para Resultados.
EDU605 Educação em Tempos de Crise:
Realizar com os discentes uma reflexão sobre a Educação no presente cenário de nosso país, a partir das propostas feitas pelo atual governo (Escola sem partido, Reforma do Ensino Médio, etc.) e seus impactos no Ensino Superior e na formação do educando brasileiro.
EDU700 Gestão Democrática em Instituições Educacionais:
Compreensão em bases teóricas da Gestão democrática como princípio constitucional na gestão de instituições educacionais. Os Conselhos, mecanismo de democratização da gestão de instituições educacionais na Educação Básica e na Educação Superior. Modelos de gestão, de gestor, de instituições educacionais. Limites e possibilidades da gestão democrática. Ação pedagógica na gestão democrática.
EDU701 História da Administração Escolar no Brasil:
Estudo da Administração Escolar e sua construção histórica no Brasil. A organização e gestão escolar na Colônia e Império. Construção da gestão e da administração escolar na República. Problemas e perspectivas da administração escolar contemporânea.
EDU702 Políticas Públicas e Legislação Educacional no Brasil:
Retrospectiva político-educacional brasileira. Sistemas educacionais no Brasil. Educação comparada. Legislação Educacional. Desafios atuais para a Educação brasileira.
EDU703 Estado, Educação e Sociedade:
Relações entre Estado, sociedade e instituições escolares. Estado, poder e educação. Estado e organismos internacionais. Educação enquanto política pública.
EDU704 Planos, Programas, Projetos Educacionais:
Planos, programas e projetos governamentais para a educação básica e educação superior às demandas da sociedade. Políticas e práticas educacionais no contexto da educação especial inclusiva. Contexto das políticas públicas para a educação no Brasil, descentralização e controle social – limites e perspectivas. A globalização e a educação para o século XXI. A questão da municipalização do ensino.
EDU800 Processos Avaliativos Educacionais:
Processos avaliativos e educação: objetivos, princípios, características e finalidades. Abordagem histórica da avaliação institucional no Brasil. Estruturação e elaboração de procedimentos de avaliação interna (autoavaliação) e externa (políticas públicas de avaliação). Processos metodológicos e usos da avaliação institucional em instituições e sistemas educacionais. Análise de modelos avaliativos aplicados à Educação Básica e à Educação Superior no país.
EDU801 Processos Avaliativos e Tecnologias Aplicados à Educação Superior:
Abordagem da avaliação e seus processos em relação à gestão educacional e tecnológica vigente (avaliação da aprendizagem e avaliação institucional). Dimensões do processo avaliativo e seus eixos norteadores: ensinar, aprender, pesquisar e avaliar. A centralidade da avaliação em suas diferentes dimensões: avaliação da aprendizagem, do trabalho pedagógico e institucional. Planejamento do trabalho pedagógico. A relação pedagógica nos diversos contextos formativos. Impacto das políticas de avaliação na organização do trabalho pedagógico.
EDU802 Processos Avaliativos e Tecnologia Aplicados à Educação Básica:
Contextualização da avaliação institucional em educação na atualidade: conceitos, objetivos, princípios, características. Abordagens teórico-metodológicas. Possibilidades e limites da utilização das ferramentas tecnológicas nos processos avaliativos. Avaliação institucional como instrumento de democratização da educação e mecanismo de construção e implementação do projeto político-pedagógico. Análise de modelos avaliativos aplicados à educação básica e elaboração do projeto de avaliação institucional.
EDU803 Avaliação de Políticas Educacionais:
Avaliação educacional no Brasil. Critérios de avaliação. Novos paradigmas educacionais. Avaliação e avaliador. Perspectivas de avaliação associadas às políticas educacionais.
EDU805 Literatura e Ensino
Compreender os conceitos de literatura;Discutir o conceito de letramento, a formação do leitor e a relação ensino/aprendizagem de Literatura;Discutir a teoria dos gêneros literários e a hibridização dos gêneros;Estudar as diversas relações entre literatura e outros sistemas semióticos (cinema, artes plásticas, música, artes cênicas, entre outras expressões artísticas);Analisar o ensino de literatura no ensino básico brasileiro;Refletir sobre a formação do professor de literatura.