Primeiro encontro de gestores da saúde de Diamantina para a discussão de um programa de saúde integrado entre a UFVJM e a Rede Municipal (SUS) de Diamantina

Em 21 de julho de 2017, a DEPE, a direção da FCBS e a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) promoveram um encontro com os gestores da saúde de Diamantina. Neste primeiro momento os coordenadores dos cursos e dos estágios das áreas de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia apresentaram a proposta de construção de um programa de saúde que integra os oito cursos da área da saúde da UFVJM em Diamantina no campo de prática, com o objetivo de melhorar os estágios na rede municipal. Trata-se de uma oportunidade de compartilhar experiências, planejar investimentos e reestruturar a pedagogia do ensino integrado e multiprofissional. A perspectiva é de que esse trabalho proverá impacto extremamente positivo no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, além de encerrar enorme potencial de melhoria dos indicadores de saúde da população de Diamantina.

O prefeito municipal de Diamantina, Sr. Juscelino Roque, acompanhado do secretariado de governo das áreas da saúde, educação, atenção primária em saúde e logística/obras, manifestou ampla receptividade por essa parceria com a UFVJM. O diretor da Superintendência Regional de Saúde, Ednésio Andrade, destacou a relevância de pactuações dessa natureza perante à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

Foram constituídos grupos de trabalho, com reuniões semanais agendadas a partir do mês de agosto. As próximas reuniões serão realizadas na prefeitura municipal, quando serão aprofundados os debates com a efetiva participação de todos os cursos, incluindo o de Medicina da Faculdade de Medicina do Campus JK.

Figura 1. Reunião entre os Coordenadores de Cursos da Saúde da UFVJM, o Vice Diretor da FCBS, o Diretor da DEPE, o Prefeito Municipal e seus Secretários de Governo e o Superintendente Regional de Saúde, para a primeira discussão de um programa de saúde integrado envolvendo a universidade e a prefeitura municipal de Diamantina. (Foto: Marco Túlio/UFVJM)