Discussão de proposta de desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação no ambiente hospitalar na 8ª Reunião Ordinária do Conselho da DEPE

 

Na Oitava Reunião Ordinária do Conselho da DEPE, Letícia Araújo, gerente de projetos e do serviço de órtese e prótese do Centro Especializado em Reabilitação trouxe-nos a proposta de desenvolvimento de grandes projetos de pesquisa e inovação no ambiente hospitalar. A Prof.ª Fernanda de Alencar Machado Albuquerque, do CITEC, também participou deste primeiro encontro (Foto/Arquivo da DEPE).

 

Neste encontro a Leticia Araújo informou-nos que o Centro Especializado em Reabilitação (CER) de Diamantina representa um dos quatro existentes no país. É classificado como tipo IV e com mais de 60 funcionários presta assistência em reabilitação auditiva, física, intelectual e visual a pacientes de 79 municípios do Vale do Jequitinhonha. É pioneiro na fabricação de cadeiras de rodas motorizadas e digitalizadas, além de produzir e dispensar órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção pela oficina ortopédica.

A Professora Juliana Augusta Dias, do Curso de Medicina da FAMED tem buscado ampliar a integração com o CER do Hospital Nossa Senhora da Saúde. Paralelamente, esta Equipe de Pesquisadores em parceria com o Centro Mineiro de Tecnologia Assistiva almeja desenvolver projetos inovadores na área de reabilitação, com o apoio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. A ideia consiste em implantar um Centro de Pesquisa para desenvolvimento de pesquisas no ambiente Hospitalar, juntamente com residentes e estudantes de graduação. Através deste encontro pretende-se divulgar esta proposta junto aos diversos cursos da UFVJM e incentivar a participação de pesquisadores das áreas afins, a exemplo das engenharias, fisioterapia e farmácia, bem como estreitar parceria do CER do Hospital com o CITEC da UFVJM no sentido de atrair empresas públicas e privadas interessadas em incrementar tecnologias na área de reabilitação.