Reunião para a discussão do Convênio 505/2011 da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais

Conforme previsto no projeto pedagógico do curso da Faculdade de Medicina da UFVJM, a partir do segundo semestre de 2018 iniciará uma das mais importantes etapas da formação médica – o internato hospitalar – previsto para ser realizado na Santa Casa de Caridade de Diamantina e no Hospital Nossa Senhora da Saúde (HNSS). Desta forma, essas instituições receberão, ao longo dos próximos quatro semestres, um total de 120 estudantes. Através do convênio 505/2011 a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais comprometeu prover recursos financeiros da ordem de R$6.933.300,00 para reforma da central de hemodiálise e a construção de setenta e dois leitos. Os recursos foram liberados a partir de 2012 e o convênio encerra-se em dezembro de 2017. Deve-se frisar que a etapa do internato é totalmente dependente da conclusão das obras supracitadas. Não obstante, as obras estão paralisadas. Neste sentido, de longa data, o Prof. Gilciano Saraiva Nogueira, Reitor da UFVJM; a Profa. Cynthia Fernandes, Diretora da FAMED, o Prof. Donaldo Pires, Vice-diretor da FAMED e o Senhor Juscelino Roque, Prefeito Municipal de Diamantina, não tem medido esforços por tal empreitada.

Em continuidade a este trabalho, o Prof. Janir Alves Soares, Diretor da DEPE, o Coronel Ivanir Celso Orlando, Provedor da Santa Casa, o Sr. Dalgésio João dos Santos, Diretor Administrativo; o Professor Frederico Toledo, Diretor Técnico e Coordenador dos Programas de Residência Médica; o Prof. Silvio Pereira Ramos Júnior, Primeiro Secretário e Coordenador do Curso de Medicina, e o Sr. Fernando Almir Nascimento, Vice Provedor da Santa Casa, todos, na qualidade de membros do Grupo Gestor Administrativo (GGA) acionaram vários representantes políticos da região por esta situação, no escopo de obtermos o repasse do remanescente de recursos, da ordem de R$2.033.300,00. Nesta perspectiva, os membros do GGA receberam o Deputado Estadual Dr. Jean Freire, que visitou as obras e comprometeu-se fortalecer esta reivindicação junto ao Governador Fernando Pimentel.

É oportuno salientar a comunidade que o GGA da Santa Casa de Diamantina e a Reitoria da UFVJM têm pleno entendimento que a Universidade e as Casas de Saúde de Diamantina não podem ficar desamparadas em consequência das crises econômicas e políticas do estado e do país. Por conseguinte, cada membro da sociedade civil organizada tem poder decisório neste processo. Uma das estratégias consiste em evitar a pulverização de votos numa miríade de candidatos; mas pelo contrário, precisamos eleger para a Assembleia Legislativa e para o Congresso Nacional parlamentares desta região comprometidos com as causas do Vale do Jequitinhonha. É tempo de mudar os rumos da história e não mais permitir que levem nossos votos como outrora carregaram o ouro e os diamantes, deixando para trás o Vale com seus eternos problemas, enfatiza o Diretor da DEPE.

Figura 1. O Provedor Coronel Ivanir (à esquerda), o Diretor Dalgésio e o Deputado Dr. Jean Freire (ao centro) e o Diretor da DEPE Prof. Janir (à direita), em reunião no setor administrativo da Santa Casa de Caridade de Diamantina (Foto: Mariana Starling, 21/08/2017).