Engenharia Metalúrgica

O curso de Engenharia Metalúrgica da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), criado em 2014, tem duração de 5 anos, é ofertado no campus Janaúba e apresenta uma proposta pedagógica fundamentada na inovação e interdisciplinaridade.

 

Perfil do Profissional

A profissão de Engenheiro Metalurgista requer conhecimentos nas áreas de Química, Matemática e Física. Durante o processo de formação, o aluno conhece processos de produção, transformação e uso de metais e ligas metálicas. Além disso, o discente aprende a projetar e desenvolver novas tecnologias para os materiais metálicos.

 

Mercado de Trabalho

As funções do Engenheiro Metalurgista abrangem desde a pesquisa e desenvolvimento até a fabricação de materiais metálicos. Suas áreas de atuação incluem a siderurgia, metais não ferrosos, mineração (beneficiamento de minérios), conformação mecânica, metalurgia física, engenharia de superfície, soldagem, fundição e gestão ambiental. Além disso, o Engenheiro Metalurgista poderá atuar em indústria automobilística, naval, aeronáutica, de armamento, de base, petroquímica, institutos de pesquisa, universidades e empresas de consultoria.