Projetos de Extensão
2017 – Atual: O lixo que não queremos: Práticas Socioambientais no Meio Acadêmico do IECT-Janaúba e Escola Estadual Joaquim Maurício de Azevedo
Descrição: O campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri localizado na cidade de Janaúba, norte de Minas Gerais, está em pleno desenvolvimento e aumento gradativo do número de alunos e servidores. Atualmente, o lixo produzido na UFVJM – campus Janaúba, é destinado à coleta sistemática de lixo municipal, sendo esse lixo acomodado, sem separação por espécie de resíduos, em poucas caçambas dispostas na Instituição. Sendo assim, Pensando na Universidade o projeto proposto busca a utilização sustentável dos bens e serviços e o manejo de resíduos, com objetivo de implantar a coleta seletiva de resíduos sólidos no campus e o desenvolvimento de ações de educação ambiental e reúso de resíduos produzidos no espaço do campus, gerando a consciência ambiental da comunidade acadêmica, buscando um destino ecologicamente correto para o lixo produzido na UFVJM contando com a mobilização e a participação da comunidade universitária nas atividades e ações do projeto.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Eugênio Nunes Silva Brito – Coordenador / Renata de Oliveira Gama – Integrante / Patrícia Xavier Baliza – Integrante / Bárbhara Mota Marinho – Integrante.
2017 – Atual: Compartilhando Saberes: Implantação de um curso pré-vestibular gratuito em Janaúba-MG
Descrição: A proposta do projeto é oferecer um curso pré-vestibular gratuito e de qualidade para a população da cidade de Janaúba, localizada no norte do estado de Minas Gerais, possibilitando que as pessoas que tenham interesse em ingressar no ensino superior, recebam o suporte necessário para tal.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Integrantes: Ananias Borges Alencar – Integrante / Thiago de Lima Prado – Coordenador / Jean Carlos Coelho Felipe – Integrante / Patrícia Nirlane da Costa Souza – Integrante / João de Deus Oliveira Júnior – Integrante / Max Pereira Gonçalves – Integrante.
2019 – Atual: Conheça a UFVJM – Campus Janaúba
Descrição: Apresentar a UFVJM ? Cam pus Janaúba aos estudantes do ensino médio das escolas públicas dos 16 municípios que compõem o Território da Serra Geral do Norte de Minas, no intuito de socializar com a comunidade externa os conhecimentos que produz e, ao mesmo tempo, tornar o Campus mais conhecido entre os estudantes da região. As ações propostas incentivam a integração entre docentes, discentes e técnico administrativos da UFVJM no planejamento e na realização de visitas nas escolas e/ou recebimento de visitas no Campus. A metodologia utilizada contempla palestras expositivas e interativas, rodas de conversas, uso de experimentos de laboratórios das áreas de química, física e biologia para aproximá-los do universo científico e aguçar sua curiosidade pelas áreas dos cursos, entre outras ferramentas metodológicas que facilitem responder às necessidades do público atendido. Além de levar informações sobre a modalidade do bacharelado interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e dos cursos terminais de engenharias oferecidos, o projeto contempla atividades de divulgação dos processos seletivos da UFVJM, visando incentivar os estudantes das escolas públicas a participar das seleções SASI e SISU/Enem, contribuindo assim com a superação da dificuldade de preenchimento de vagas do Campus Janaúba e, principalmente, propiciará que os estudantes apresentem seus anseios, suas dificuldades e expectativas em relação ao curso superior pretendido, colocando a UFVJM em sintonia com a realidade dos estudantes das
escolas públicas da região.
Situação: Em andamento; N atureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Karla Aparecida Guimarães Gusmão Gomes – Integrante / Maria Gisenilda Barbosa – Coordenador.
2019 – Atual: I Feira de Saberes de Tecnologias Alternativas: saber popular e desenvolvimento social
Descrição: O projeto busca promover a troca de saberes entre associações e cooperativas populares de três cidades situadas nas regiões de abrangência da UFVJM: Janaúba, Diamantina e Teófilo Otoni no tocante a construção democrática de tecnologias alternativas produzidas em suas comunidades. O diálogo com essas instituições permitirá a troca de saberes entre os sujeitos envolvidos pautadas no capital social, na solidariedade e na criatividade, o que acarretará na potencialização do intercâmbio de saberes que promovam o desenvolvimento social e o bem coletivo por meio de tecnologias alternativas.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Integrantes: Leila de Cássia Faria Alves – Integrante / Antonio Carlos Guedes Zappalá – Coordenador / Leonardo Frederico Pressi – Integrante / Agnaldo Keiti Higuchi – Integrante.
2019 – Atual: A política de cotas e a afirmação das identidades negras no acesso ao ensino superior: uma proposta de intervenção do NEABI – UFVJM
Descrição: Este projeto de extensão busca contri buir com a efetivação das ações afirmativas, mais especificamente a política de cotas, no campus da UFVJM situado no município de Janaúba, região norte de Minas Gerais. Nessa instituição o número de vagas ofertadas nos dois últimos semestres foi superior à demanda dos sujeitos autodeclarados negros que buscaram acesso ao ensino superior por meio da política de cotas. Ao lado das questões econômicas, um aspecto que pode bloquear o acesso dos estudantes à instituição é a dificuldade dos jovens de assumirem uma identidade negra e, consequentemente, de se posicionarem como candidatos à vaga. Nesse sentido, pretendemos promover a interação entre a universidade e as instituições de educação básica, espaços formativos ocupados pelos futuros estudantes do campus Janaúba, visando problematizar temas urgentes, como a dificuldade enfrentada por parte dos jovens brasileiros em se identificar como negros e, consequentemente, como sujeitos de direitos das ações afirmativas. A literatura, nesse sentido, torna-se elemento mediador desta proposta que ora apresentamos à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, pois acreditamos que o trabalho com textos literários que valorizam a história e a cultura dos africanos escravizados e dos seus descendentes no Brasil contribuirá com a construção coletiva e individual da identidade dos estudantes a partir dos mecanismos de identificação que a leitura proporciona. Desse modo, este projeto justifica-se por buscar contribuir efetivamente com a superação das desigualdades raciais e sociais no acesso à educação superior púbica ofertada no campus da UFVJM situado na cidade de Janaúba.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Leila de Cássia Faria Alves – Integrante / Mário Fernandes Rodrigues – Coordenador / Ana Paula Nogueira Nunes – Integrante.
2017 – Atual: Feira de Ciências Intitulada Gente Inocente
Descrição: Realização de Feira de Ciências e nvolvendo Química, Física e Biologia, com os alunos e familiares da Creche “Gente Inocente”. Essa instituição passou recentemente por uma trágico atentado noticiado no mundo inteiro, onde gerou muitos traumas, muitos feridos e treze mortes. O intuito dessa Feira de Ciências é de despertar a curiosidade das crianças para os eventos científicos, demonstrando carinho e amor durante os experimentos para ajudar na reconstrução de valores.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (13) .
Integrantes: Luciano Pereira Rodrigues – Integrante / Max Pereira Gonçalves – Coordenador.
2017 – Atual: Sabão Solidário Ecologicamente Correto
Descrição: O projeto consiste de: 1- Investigação do destino dado ao óleo de cozinha dos domicílios situados no município de Janaúba, através de questionários para os alunos de escolas públicas. 2 – Coletar óleo de cozinha em comércios e residências na cidade de Janaúba. 3 – Utilizar técnicas de reutilização do óleo de cozinha para preservação do meio ambiente. 4 – Promover oficinas ensinando técnicas de reutilização do óleo de cozinha. 5 – Doar o sabão produzido para as lavadeiras do Rio Gorutuba.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Luciano Pereira Rodrigues – Integrante / Max Pereira Gonçalves – Coordenador.
2019 – Atual: A Ferro e Fogo
Descrição: Projeto de Extensão Universitária que consiste em ministrar aulas teóricas e práticas de soldagem a eletrodo revestido, MIG/MAG e TIG para soldadores amadores da comunidade.
Situação: Em a ndamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Luiz Henrique Soares Barbosa – Coordenador / Erenilton Pereira da Silva – Integrante.
2017 – 2018: SFPhys: Os arquivos secretos sobre Física da S.H.I.E.L.D
Descrição: Esse projeto visa a uma nova proposta de ensinar conceitos de Física explorando o imaginário dos estudantes através de entes que muitos gostam e apreciam: Os Super Heróis. Assim, vamos buscar explorar os conceitos de Física, possíveis violações das mesmas nesse universo que parecer ser tão inatingível, que é o universo dos heróis dos quadrinhos.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Ananias Borges Alencar – Integrante / Thiago de Lima Prado – Coordenador / Jean Carlos Coelho Felipe – Integrante.
2017 – 2018: Ensino de Física Através do uso de Mídias Digitais
Descrição: O projeto visa promover melhorias nas atividades relacionadas as disciplinas de Física do ciclo básico, visando aumentar o interesse dos alunos e diminuir a evasão. Assim, a ideia consiste em elaborar videoaulas com a resolução de exercícios de forma comentada pelos próprios alunos de algum dos livros de Física Básica bem como elaborar um banco de dados com questões separadas por tópicos e, através do Moodle, montar pequenos testes e disponibilizá-los para realização durante um ou dois dias, ao longo do semestre, incentivado a preparação e estudo constante do estudante.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Ananias Borges Alencar – Integrante / Thiago de Lima Prado – Integrante / Jean Carlos Coelho Felipe – Coordenador / FABIANO ALAN SERAFIM FERRARI – Integrante/ Paulo Alliprandini Filho – Integrante / Thiago Franchi Pereira da Silva – Integrante.
2017 – 2018: Terceiro turno em física: Revisar, expandir e praticar
Descrição: O projeto busca aperfeiçoar o aprendizado nas disciplinas de física do Instituto de Engenharia, Ciência e Tecnologia da UFVJM via reforços periódicos, com revisão de aulas e resolução de exercícios pelos discentes envolvidos no projeto. As disciplinas foco do projeto são (Fenômenos Mecânicos, Fenômenos Térmicos e Óticos, Fenômenos Eletromagnéticos e Física IV), as quais possuem taxas de reprovação na UFVJM campus Janaúba de ~50% semestralmente, gerando gargalos e eventualmente favorecendo a evasão. Devido a necessidade da manutenção da qualidade e equiparação de excelência profissional, são necessárias ações para fortalecer os conhecimentos matemáticos e de física elementar, afim de conciliar o não prejuízo a turma e taxas de aprovação superiores. Vale ressaltar que além da melhora de desempenho nas disciplinas supracitadas, há de se considerar que haverá evolução sistemática em outros cursos com conceitos assemelhados, o que tende a gerar redução na reprovação e aumento na retenção discente.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Ananias Borges Alencar – Integrante / Thiago de Lima Prado – Coordenador / Jean Carlos Coelho Felipe – Integrante / FABIANO ALAN SERAFIM FERRARI – Integrante / Paulo Alliprandini Filho – Integrante / Welyson Tiano dos Santos Ramos – Integrante.
2015 – 2016: Inclusão Digital no Campo: A Informática como Ferramenta de Desenvolvimento na Rede ARMICOPA Junto a Agricultura Familiar
Descrição: Levantar dados sobre a carência de conhecimento de informática básica, oferecendo cursos de capacitação em informática para representantes das associações filiadas à Armicopa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Antonio Carlos Guedes Zappalá – Integrante / Sidimara Cristina de Souza – Integrante / Ronam Pereira Capobiango – Coordenador.
2016 – 2017: Monitoramento da Qualidade da água do rio Gorutuba no município de Janaúba – MG: uma busca de estratégias para conscientização populacional sobre o uso racional dos recursos hídricos
Descrição: O presente trabalho visa realizar um monitoramento da qualidade da água do rio Gorutuba, através de parâmetros de potabilidade e desenvolver junto a comunidade local estratégias para difundir a Educação Ambiental, com destaque para o uso racional dos recursos hídricos.. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Lazaro Chaves Sicupira – Integrante / Patrícia Xavier Baliza – Integrante / Leila Moreira Bittencourt Rigueira – Integrante / Renata de Oliveira Gama – Integrante / Max Pereira Gonçalves – Integrante / Karla Aparecida Guimarães Gusmão – Integrante / Paulo Vitor Brandão Leal – Coordenador / Wellyson Tiano dos Santos Ramos – Integrante / Bárbara Barbosa Brombini – Integrante / Francynara Ellen Lucas – Integrante / Karla Geovana Oliveira Cardoso – Integrante / Carlos Platini Silva – Integrante / Jamile Crisley Barbosa Vieira – Integrante / Rafael Marques de Freitas – Integrante.
2015 – 2017: Revitalização do Laboratório de Biolog ia e Química da Escola Estadual Joaquim Maurício
Descrição: O trabalho busca melhorar o ensino de biologia e química da Escola Estadual Joaquim Maurício de Azevedo através da revitalização do laboratório já existente na instituição e da elaboração de material didático para utilizar nas aulas práticas.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Espe cialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Lazaro Chaves Sicupira – Coordenador / Patrícia Xavier Baliza – Integrante / Leila Moreira Bittencourt Rigueira – Integrante / Vivian Machado Benassi – Integrante / Max Pereira Gonçalves – Integrante.
Financiador(es): Universidade F ederal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – Auxílio financeiro.
2015 – 2017: Objetos Educacionais para Ensino de Química no Ensino Médio e Superior
Descrição: O projeto “Objetos Educacionais para Ensino de Química no Ensino Médio e Superior” visa desenvolver jogos e animações em duas ou três dimensões, podendo ser ou não interativas, para o ensino de química na escola estadual Joaquim Maurício de Azevedo e no curso interdisciplinar ciência e tecnologia da UFVJM, campus Janaúba.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Lazaro Chaves Sicupira – Coordenador / Patrícia Xavier Baliza – Integrante / Leila Moreira Bittencourt Rigueira – Integrante / Heber Fernandes Amaral – Integrante.
2018 – 2019: O Universo nas Escolas
Descrição: A interdisciplinariedade no ensino têm sido amplamente discutida. Ainda não se sabe qual a metodologia ou combinações de metodologias que devem ser aplicadas para que se atinja este resultado. O objetivo deste projeto é desenvolver um conjunto de atividades voltadas para o ensino de astronomia, evidenciando que todas as áreas da ciência e do ensino se encontram neste tema tão vasto. Serão desenvolvidas apresentações áudio-visuais, palestras, maquetes e ainda utilizados softwares gratuitos com o intuito de despertar o interesse pelo estudo deste amplo tema e mostra sua relação com o ensino nas escolas públicas.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Thiago Franchi Pereira da Silva – Coordenador.
Ensino de Ciência atráves da Música